Entrevista - Advento
Eu sou o padre Josimar Cândido Lourenço, nasci na cidade de São Lourenço e sou padre há sete anos. Depois de ter sido ordenado padre, em nossa Diocese da Campanha, eu fui vigário paroquial em São Gonçalo do Sapucaí por três anos, depois fui administrador paroquial em Varginha, na Paróquia Imaculada Conceição, por quatro anos e, neste ano, Deus me deu a graça de estar aqui em Itanhandu, fazendo minha caminhada com vocês, nesta paróquia também dedicada à Santíssima Virgem Maria.
1) Qual importância do tempo do advento para os Cristãos?
A palavra advento era usada pelos pagãos para indicar a vinda do seu deus: colocava-se exposta sua estátua, acreditando que ele se tornaria presente aos fieis para abençoá-los e conceder favores. Também significava a visita de um rei a uma cidade ou a chegada do dia da coroação do soberano. Os cristãos aplicaram esses significados à vinda de Deus ao mundo em Jesus. O tempo do advento é muito importante porque o Natal não é uma festa de aniversário para a qual nos preparamos comprando coisas para festejar. O advento nos ensina que Jesus não veio só uma vez, Ele continua vindo, mas nós não estamos prontos para reconhecê-lo. Esse tempo, então, por meio da Palavra de Deus, vai nos ajudar a reconhecê-lo e desejar que Ele venha – há tanta necessidade de que Ele venha!, e vai nos ensinar o que devemos preparar para que Ele possa nos visitar.
2) Qual origem do advento?
Sua origem não é tão antiga assim. No século I, a única festa cristã era a celebração semanal da ressurreição do Senhor – o domingo. Pelo século II, dedicaram um dia para celebrar o ponto mais alto da vida de Jesus, a Páscoa, que logo foi prolongada por sete semanas. Por volta do ano 350 d.C., passou-se a celebrar o nascimento de Jesus. Como ninguém sabia a data exata, pois não era costume guardar o dia do nascimento e não havia registro, adotaram o dia romano da festa do nascimento do Sol, em 25 de dezembro, pois pensavam: Jesus é o verdadeiro Sol que ilumina a nossa existência! Só por volta do ano 600 d.C. foi que os cristãos decidiram que uma festa tão importante precisava de uma preparação, decidindo por um tempo de quatro semanas.
3) Quais símbolos representam o tempo do advento?
Temos vários símbolos, tais como a coroa do advento, as cores, o presépio e a árvore de Natal – que foi adotada mais tarde pela cultura cristã. Porém, de todos eles, a coroa do advento é o símbolo mais forte, pois trabalha simbolicamente este tempo de expectativa.
4) O primeiro domingo do advento inicia um novo tempo litúrgico?
Sim. Quando houve a definição da festa do Nascimento de Jesus em 25 de dezembro, este dia era o início do ano litúrgico. Mas, depois, com a criação do tempo do advento, o primeiro domingo do advento passou a marcar o início do Ano Litúrgico, que são 365 raios que giram, tendo uma luz que os ilumina: a vida de Cristo.
5) Qual significado das cores usadas na liturgia nesta época?
As cores exprimem de modo externo a característica do mistério que é celebrado. Usa-se a cor roxa, que, durante o advento, simboliza a introspecção, a serenidade e o desejo de purificar a vida através da verdade e da justiça, preparando os caminhos do Senhor; ela simboliza, também, algo que está por vir e convida para a meditação e a oração. Porém, no terceiro domingo do advento se usa o róseo, que é uma pequena fresta de alegria que se abre dentro do tempo da expectativa para olhar, com alegria, a proximidade do Natal do Senhor. A esse terceiro domingo chamamos “gaudete”, que significa alegria.
6) Qual importância deste ritual na comunidade católica?
O advento é importante para nós católicos porque todo encontro com Deus exige preparação. Deus preparou a humanidade para o encontro com o seu Filho, isso de maneira mais remota, ao longo de toda a história da salvação e também de maneira mais imediata, com João Batista, Nossa Senhora. Sem essa preparação, nós não conseguimos perceber a presença de Jesus, podemos confundi-la com outras coisas que não sejam Ele e, hoje em dia, se diz o nome de Jesus em muitos lugares, mas, que significado tem esse nome? Quem é Jesus? O significante perdeu o seu significado, pois estamos na época da pós-verdade, segundo alguns pensadores. Sem saber reconhecer essa visita de salvação que veio, que continua vindo e que virá no final dos tempos, não teremos esperança. O advento é um tempo grávido de esperança. Ele nos ensina a atravessar as noites mais escuras da vida olhando para o dia que nunca mais terá fim, onde haverá paz e abundância para sempre, onde nossos corações, enfim, encontrarão descanso, onde todos seremos irmãos, onde a criação deixará de gemer suas dores de parto, quando todos nós viveremos a nossa vocação. Como nós carecemos de esperança, essa virtude é o presente que eu desejo que Deus conceda a todas as nossas famílias ao longo deste advento. Que a esperança chegue como um grande e terno abraço do Menino Jesus a todos nós, na Noite Santa de Natal.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen
Bela entrevista!Muito bem explicado o tempo do advento pelo Pe.Josimar.É um tempo de alegria e união,também festivo para aguardar os a vinda do Senhor!!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirComo gostei! Achei esclarecedor! Muitas coisas eu, realmente, desconhecia. Importante o Advento, uma preparação para s chegada de Cristo!
ResponderExcluirEu também aprendi muitas coisas ao pesquisar sobre o tema.
Excluir