Entrevista - Dia 25/12 - Natal
"Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.” (Isaías 7:14)
“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.” (Mateus 1:21-23)
“Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (Lucas 2:12)
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)
“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.” (Zacarias 9:9)
"Mas o anjo lhe disse: ‘não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.'” (Lucas 1:30-31)
“Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11)
“O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.'” (Lucas 1:35)
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” (João 5:1)
O entrevistado desta semana é o querido Padre Eduardo Rodrigues Coelho, paulistano, ordenado padre em São Paulo, no dia 01/11/1986, pelas mãos de D. Paulo Evaristo Arns. Padre Eduardo trabalha na Igreja de Santo Expedito, Parque Vitória/Jaçanã, São Paulo/SP, desde 2010.
1) A sociedade atual, cada vez mais hedonista, consumista e materialista, vive o Natal como uma data pagã, priorizando o consumo e uma filantropia que causa um reducionismo da verdadeira caridade cristã. Qual vossa análise sobre isto?
Não é somente com o Natal que isso acontece. Estamos vivendo um tempo de reducionismo e paganismo em nossa sociedade. Estamos, aos poucos, perdendo o sentido do sagrado. Isso começa a acontecer, também, dentro das Igrejas. Se você prestar atenção, verá Igrejas sem imagens religiosas, sem cultos bem cuidados, com músicas ‘do mundo’ (especialmente em casamentos), que mais parecem salões... Nas casas, por conta de um tal de ‘politicamente correto’, não há mais símbolos religiosos. O Natal é lembrado com Papai Noel, duendes e renas, mas, raramente, com um presépio. É muito raro ver um presépio em um lugar público como uma loja, por medo de espantar clientes não católicos.
O Natal foi apropriado pelo comércio como forma de vender e nós, cristãos, entramos em cheio nessa jogada.
O presente do Natal é JESUS!
Vou relatar um fato que acho interessante e elucidativo: aqui, na Paróquia, antigamente, tinha uma festa de Natal, onde se dava presentes para as crianças das famílias assistidas. Eu sugeri que, ao invés de estimular essa mentalidade consumista de presentes para as crianças, nós fizéssemos uma CESTA DE NATAL para as famílias, a fim de proporcionar a realização de uma CEIA DE NATAL para festejar o nascimento de Jesus - verdade do Natal.
2) É importante resgatar o sentido cristão da festa do Natal ou podemos dizer que, em cidades pequenas, como Itanhandu e outras tantas do interior deste nosso imenso país, tem-se a noção exata daquilo que há para ser vivido?
Mais do que importante, é necessário resgatar o sentido real da festa de Natal. Acho, sim, que numa cidade pequena seja mais fácil, pois, ainda estão presentes, acredito, a espiritualidade e a noção do sagrado já tão ausentes nas cidades grandes.
O resgate do Natal começa pela família. Aliás, o resgate da vida toda começa pela família. O Natal é uma festa de família... Que nossas famílias vivam como a Sagrada Família de Nazaré.
Em qualquer lugar onde houver um católico que sabe que Jesus é, verdadeiramente, homem e, verdadeiramente, Deus, estará presente o sentido completo do Natal. Deus no meio de Deus, Deus conosco.
3) Qual é o sentido do Natal hoje?
Como disse na resposta anterior, o sentido do Natal é a presença de Deus, Jesus Cristo que é Deus, feito homem entre nós. Deus habita em nós, em nossa casa, em nossa cidade...
Mas, hoje, muitas pessoas transformaram o Natal em uma festa comum, comercial, uma festa de comida e bebida, que chega até a ser de violência... acidentes nas estradas por excesso de velocidade, imprudência, alcoolismo, brigas, discussões, mortes... a festa da vida transformada em morte!
4) É possível viver uma festa de paz, como é o Natal, em meio a tanta violência?
A paz é construída, não é dada! É possível começar a viver de um modo diferente do que o mundo está vivendo. Como eu digo: comece mudando o seu coração... Mude a sua família e, assim, o mundo começará a mudar!
5) Por que o Natal se tornou um grande culto ao consumo?
Primeiro, porque o mundo se tornou um grande culto ao consumo. O lucro e o dinheiro são molas que impulsionam a humanidade. Por isso, Jesus fala que não busquemos a riqueza, que não juntemos tesouros na terra, tesouros que a traça rói, que a ferrugem consome e que o ladrão pode roubar... Juntemos, pois, tesouros no Céu. Esta é a grande revolução.
Mesmo os que são contra o capitalismo correm atrás do lucro e do dinheiro. A simplicidade e a humildade salvam!
Os presentes de Natal eram uma glorificação a Jesus. O ouro entregue pelo Rei Mago foi um reconhecimento de que Jesus é o verdadeiro REI. E isso foi deturpado.
Uma emissora de rádio de São Paulo fazia uma campanha de Natal com um slogan muito bonito e verdadeiro: “Natal feliz é Natal com Cristo!”.
6) À medida que o Natal parece reunir, numa mesma festividade, cristãos e não cristãos, qual é o foco dessa celebração?
Os não cristãos não reconhecem Jesus Cristo como Deus, mas, alguns entendem sua importância na história da humanidade. O foco deve ser o que o próprio Jesus disse: “eu vim para que todos tenham vida em plenitude!” e “eu sou a vida!”.
7) Quais os valores devem ser cultivados para a chegada do Natal?
Sem qualquer dúvida, o AMOR. No Natal, celebramos que Jesus (que é Deus) está no meio de nós. E Deus é amor. Então, o amor está no meio de nós. Vivamos o AMOR... E aquilo que Ele representa: a amizade, a bondade, a fraternidade, a partilha, a misericórdia, o cuidado dos mais fracos, a gentileza...
Um abraço fraterno e os sinceros votos de um feliz e santo Natal a todos. É o que vos desejo, Padre Eduardo Rodrigues Coelho.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen.



Comentários
Postar um comentário