OS PAIS, MINISTROS EDUCATIVOS DE SEUS FILHOS

          


             Diante  da responsabilidade imposta pelo título a ser desenvolvido, vê-se a necessidade  de um bom preparo para o matrimônio, pois não se trata de objetos a serem confeccionados, a partir dele, mas de personalidades a serem formadas.
           "A Igreja é chamada  a  colaborar com  uma ação pastoral adequada, para  que os  próprios pais possam cumprir a sua missão educativa; e sempre o deve fazer, ajudando-os a  valorizar  a  sua função específica e a reconhecer que quantos recebem  o  sacramento do  matrimônio  são  transformados  em verdadeiros ministros educativos, pois, quando formam os seus filhos, edificam  a  Igreja e, fazendo-o, aceitam uma educação que Deus lhe propõe."
           A educação dos filhos, "responsabilidade inevitável   dos pais", deve ser  assumida  por eles, de modo consciente, entusiasta, razoável e apropriado, pois é um dever educá-los de forma integral.
           Infelizmente, há pais que entregam essa tarefa para a escola e para a catequese. Na  verdade,  a escola complementa a educação da criança, pois essa educação começa no berço. O mesmo   acontece quando a criança começa a frequentar as aulas de catecismo. Ela já deve ter a noção de um  Deus, que criou o homem e todas as coisas; que deve agir de maneira que agrade a esse Deus, que é justo e bom; que se deve reservar um momento para oração, seja pedindo, agradecendo ou louvando.
           "A Bíblia considera a família, também, como o local da catequese dos filhos."
           É enfatizado pelo Papa Francisco que "o que interessa,   acima de  tudo, é  gerar  no filho,  com muito amor, processos de amadurecimento da sua liberdade de preparação, de crescimento integral, de cultivo da autêntica autonomia."
           Isso não precisa ser feito em forma de aula dada pelos pais, mas  pelo  exemplo,  pelas atitudes, pelo respeito entre os pais, pelo amor oferecido aos filhos, pelo amor e respeito entre os irmãos  e pelo ambiente de paz, em casa.
           O amor é apresentado como catalisador necessário ao processo  de educação. "Educar  é amar." que será do mundo se esse ingrediente entrar em extinção?

                                                
                                                                                                                             Maria de Fátima Matos.




Comentários

  1. Parabéns, Fátima, pela crônica. Educar o filho não é simplesmente dar aulas, é ser um exemplo, é inspirar com a própria vida. A imagem escolhida para ilustrar a crônica também nos diz muito!

    ResponderExcluir
  2. Belas e acertivas palavras.A família tem que ser atuante no processo educativo.E Tbem dar aos filhos a ajuda necessária,tanto no processo escolar quanto na catequese.Assim sendo,estarão fortalecendo ainda mais essa transmissão de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Fátima esperava mesmo esta crônica vida de você! Sua Fé, sua perseverança , sua conduta religiosa é um grande exemplo de vida para todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio