OS PAIS, MINISTROS EDUCATIVOS DE SEUS FILHOS
Diante da responsabilidade imposta pelo título a ser desenvolvido, vê-se a necessidade de um bom preparo para o matrimônio, pois não se trata de objetos a serem confeccionados, a partir dele, mas de personalidades a serem formadas.
"A Igreja é chamada a colaborar com uma ação pastoral adequada, para que os próprios pais possam cumprir a sua missão educativa; e sempre o deve fazer, ajudando-os a valorizar a sua função específica e a reconhecer que quantos recebem o sacramento do matrimônio são transformados em verdadeiros ministros educativos, pois, quando formam os seus filhos, edificam a Igreja e, fazendo-o, aceitam uma educação que Deus lhe propõe."
A educação dos filhos, "responsabilidade inevitável dos pais", deve ser assumida por eles, de modo consciente, entusiasta, razoável e apropriado, pois é um dever educá-los de forma integral.
Infelizmente, há pais que entregam essa tarefa para a escola e para a catequese. Na verdade, a escola complementa a educação da criança, pois essa educação começa no berço. O mesmo acontece quando a criança começa a frequentar as aulas de catecismo. Ela já deve ter a noção de um Deus, que criou o homem e todas as coisas; que deve agir de maneira que agrade a esse Deus, que é justo e bom; que se deve reservar um momento para oração, seja pedindo, agradecendo ou louvando.
"A Bíblia considera a família, também, como o local da catequese dos filhos."
É enfatizado pelo Papa Francisco que "o que interessa, acima de tudo, é gerar no filho, com muito amor, processos de amadurecimento da sua liberdade de preparação, de crescimento integral, de cultivo da autêntica autonomia."
Isso não precisa ser feito em forma de aula dada pelos pais, mas pelo exemplo, pelas atitudes, pelo respeito entre os pais, pelo amor oferecido aos filhos, pelo amor e respeito entre os irmãos e pelo ambiente de paz, em casa.
O amor é apresentado como catalisador necessário ao processo de educação. "Educar é amar." que será do mundo se esse ingrediente entrar em extinção?
Maria de Fátima Matos.

Parabéns, Fátima, pela crônica. Educar o filho não é simplesmente dar aulas, é ser um exemplo, é inspirar com a própria vida. A imagem escolhida para ilustrar a crônica também nos diz muito!
ResponderExcluirBelas e acertivas palavras.A família tem que ser atuante no processo educativo.E Tbem dar aos filhos a ajuda necessária,tanto no processo escolar quanto na catequese.Assim sendo,estarão fortalecendo ainda mais essa transmissão de conhecimentos.
ResponderExcluirFátima esperava mesmo esta crônica vida de você! Sua Fé, sua perseverança , sua conduta religiosa é um grande exemplo de vida para todos!
ResponderExcluir