UM RASTRO DE SOFRIMENTO E SANGUE

    Temos vivido dias de sofrimentos, angústias e incertezas. A cada dia perdemos alguém que amamos ou estimamos, por conta da grande pandemia que assolou o mundo. Vivência esta desde 2020.

    Em 2020 tive a alegria de ser avó pela segunda vez.  Foi realizado um grande desejo de minha filha. Infelizmente, devido a uma situação muito dolorosa e conhecida, ela veio a falecer treze dias após o nascimento de seu filho. Teve contato com ele só por cinco dias...

    Foi um sofrimento tão grande, uma grande dor, sem explicação, só  sentida, acompanhada de uma grande revolta e questionamentos. Por que , meu Deus,  deixar um filho sem Mãe? Por que levar uma jovem com tanta alegria em viver? Por que não usar a ordem natural de: primeiro os mais velhos? Por que arrasar e desestruturar o emocional de uma  família inteira?

    Só com o passar dos dias, com a ajuda de nossa formação religiosa, lendo as Escrituras, fomos encontrando algumas respostas e amenizando um pouco nossa dor. Percebemos que,  nossa vida terrena é um livro e a cada dia viramos uma página e somos surpreendidos por boas notícias ou outras não tão agradáveis...

    No entanto, percebemos que não somos felizes e  completos o tempo todo. Através das Escrituras, vimos que mesmo os escolhidos por Deus, daquela época,  tiveram dias de dor, atritos familiares e derramamento de sangue. Temos os irmãos Caim e Abel , David, Abraão,  Isaac, Tobias, Jacob e  outros discípulos tão amados. O  próprio Jesus, na condição humana, interroga o Pai na hora do sofrimento profundo: "Pai, por que me abandonaste"?

    Mas, sabemos que Deus não quer sofrimento,  quer muita alegria em nossa vida. Maria fica alegre ao receber a visita do Anjo. Sofre ao ver seu Filho injustiçado e crucificado.  Tem uma alegria plena ao ver seu Filho, ao terceiro dia, ressuscitar e voltar ao Pai, depois de tantos sofrimentos, de sangue derramado. 

    Temos que ter fé, crer, fortalecer-nos, preparar-nos para ir para junto do Pai. A vida terrena é  apenas um preparo para a outra nossa vida. Lá não teremos sofrimentos,  dores... Vamos ter alegrias sim! Vamos ter dores sim! Viver nosso luto, mesmo intenso, sim! Saibamos agradecer pela nossa vida, nosso despertar. 

    Meu luto é grande, mas agradeço a Deus pelo neto que ficou. Por ver em seus olhinhos e em seu sorriso traços marcantes de minha filha. As saudades continuam fortes... Em um dos meus poemas descrevi: saudade é uma  ferida aberta de uma presença ausente.  

    E assim vamos vivendo cada dia, segundo a luz que vem da fé.

Por: Raquel Lopes Mota


Oração a Nossa Senhora das Dores

Foto: cathopic.com


Ó Mãe de Jesus e nossa mãe,

Senhora das Dores, 

nós vos contemplamos pela fé,

aos pés da cruz,

tendo nos braços o corpo sem vida do vosso Filho. 

Uma espada de dor transpassou vossa alma

como predissera o velho Simeão. 


Vós sois a Mãe das dores 

E continuais a sofrer as dores do nosso povo,

porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária. 

Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido,

sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. 


E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam

por transformações em nossa sociedade. 

Permanecei conosco e dai-nos o vosso auxílio,

para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias. 


Rogai por nós, ó Mãe, 

porque não sois apenas a Mãe das Dores,

mas também a Senhora de todas as Graças. 


Amém!


Comentários

  1. Lindo seu depoimento através da sua crônica. Também revela como dói uma perda.em contrapartida a alegria de ser avó outra vez.Vivi com você esses dias de espera e o desfecho doído. Mas sei também da sua força interior e coragem para enfrentar a realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio