ÀS VEZES DIZEMOS NÃO SER REAL O QUE NÃO ACEITAMOS

    Desde o nosso batismo somos conduzidos à crença. Purificados pela água ao receber este sacramento,somos renovados e o nosso espírito já começa a trilhar o caminho da fé.  Cada vez que rezamos o Credo, reafirmamos essa nossa crença, quando dizemos - Eu Creio! Contudo,nem sempre cumprimos o que rezamos.

    Nossa fragilidade humana,ou a falta de conhecimento nos leva à negação. Na vida prática,temos dificuldade em aceitar muitas verdades contidas na Sagrada Escritura ou mesmo no cumprimento de nossas obrigações religiosas. Esta não aceitação, na maioria das vezes, se dá, por exigirem de nós,mudanças de comportamento.

    Trago como exemplo,a dificuldade de muitos cristãos no cumprimento dos mandamentos, não por não considerarem verdades instituídas por Deus,mas porque  requerem mudanças em suas atitudes de vida.

    O fato de não aceitarmos uma ou outra lei da Igreja, não a torna falsa. Nossa percepção é que falha ou a nossa incredulidade desperta. Falso é teimar em mudar verdades comprovadas, buscando justificativas que  satisfaçam nosso Ego. Para sermos fiéis às promessas do Batismo e vivermos como verdadeiros cristãos, temos que viver as experiências do espírito que em tudo crê. 

    Para tanto, não nos deixarmos seduzir pelo mundo ilusório que insiste em aceitar como verdades, apenas, o que nos satisfaz. Como bem afirmou Teilhard de Chardin: "Não somos seres humanos vivendo experiência espiritual,somos seres espirituais vivendo experiência humana".

    Para finalizar esta reflexão, cito São  Tomás de Aquino: "Não gostaria de Crer se não pudesse perceber que é sensato crer ".

Por: Terezinha Maria Henriques Paiva.

<a href="https://br.depositphotos.com/category/technology.html">Atraente mulher pensativa em óculos sentado no café com xícara de chá - null</a>


Comentários

  1. Terezinha, bela crônica! Nos conduz a reflexão ou talvez a um exame de consciência. Se temos dúvidas temos que procurar respostas para elas. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Dona Teresinha, pela crônica. Me faz lembrar uma reflexão que ouvi de um professor de teologia, que disse: "Hoje não temos ateísmo. Isso foi um movimento passado. Hoje temos agnosticismo, que é uma falta de fé por ignorância, por desconhecimento do sentido profundo e pela falta de experiência de Deus". Quando conhecemos/experimentamos Deus, não há como não crer e não dar um novo rumo à vida. Mais uma vez, meus parabéns!
    Pe. Josimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio