ESPECIAL: DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Papa no Domingo da Santíssima Trindade: viver a unidade, mesmo na diferença

Francisco, na alocução que precedeu a oração mariana do Angelus, refletiu sobre a unidade invocada por Jesus que não pode ser ignorada: "a beleza do Evangelho requer ser vivida e testemunhada em harmonia entre nós, que somos tão diferentes!". E essa unidade, esse mistério imenso revelado pelo próprio Jesus, acrescentou o Pontífice, "não é uma atitude, uma forma de dizer", mas "é essencial porque nasce do amor" de Deus que, "embora seja um e único, não é solidão, mas comunhão".

Andressa Collet - Vatican News


    Num domingo (30) de tempo instável na Cidade do Vaticano, diferente dos dias quentes e anteriores de primavera na Europa, o Papa Francisco aqueceu os corações dos fiéis no Angelus ao refletir a liturgia do dia em que se celebra a Santíssima Trindade, "o mistério de um único Deus, e esse Deus é: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, três pessoas". O Pontífice disse que pode ser difícil de entender, mas "é um só Deus e três pessoas", um mistério revelado pelo próprio Jesus Cristo:

    Hoje paramos para celebrar esse mistério, porque as Pessoas não são adjetivações de Deus, não. São pessoas, reais, diversas, diferentes. Não são - como dizia aquele filósofo - 'emanações de Deus', não, não! São pessoas. Há o Pai, a quem rezo com o Pai Nosso, que me deu a redenção, a justificação; há o Espírito Santo que habita em nós e que habita na Igreja.

    Esse é um grande mistério que fala "ao nosso coração", insistiu o Papa, porque o encontramos incluído na expressão de São João que resume toda revelação: "Deus é amor". Um mistério que deve ser vivido por nós, fortalecendo a nossa comunhão com o Senhor e com as pessoas com as quais convivemos, não só através das palavras, mas com a força da unidade e do amor:

    “E, na medida em que é amor, Deus, embora seja um e único, não é solidão, mas comunhão, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porque o amor é essencialmente dom de si e, na sua realidade original e infinita, é Pai que se entrega gerando o Filho, que por sua vez se entrega ao Pai, e o seu amor recíproco é o Espírito Santo, vínculo da sua unidade.”

A unidade ao cristão que nasce do amor

    O Papa, assim, refletiu sobre a importância deste Domingo da Santíssima Trindade nos encorajando a "contemplar esse maravilhoso mistério de amor e de luz", sem ignorar a unidade invocada por Jesus: "a beleza do Evangelho requer ser vivida - a unidade - e testemunhada em harmonia entre nós, que somos tão diferentes!".

“E essa unidade, eu ouso dizer, é essencial para o cristão: não é uma atitude, uma forma de dizer, não. É essencial, porque é a unidade que nasce do amor, da misericórdia de Deus, da justificação de Jesus Cristo e da presença do Espírito Santo nos nossos corações.”

FONTE: VATICAN NEWS


 CANÇÃO TRINDADE SANTA

Pe. Zezinho SCJ


Era um Pai santo, mil vezes santo

Que de tão santo ele era o puro amor

Sendo tão santo, amava tanto

Que o seu pensamento era criador

E foi criando e arquitetando

Desde não sei quando a imensa vastidão

Do universo que de frente a verso

É esta maravilha sem explicação


Deus é tão mais

Que tudo aquilo que eu puder dizer

Ainda é pouco para descrever

O seu poder e a sua imensa glória

(Deus é tão mais

Que tudo aquilo que eu puder dizer

Ainda é pouco para descrever

O seu poder e a sua imensa glória)


Um Filho santo,mil vezes santo

Eternamente estava nesse pai

Sendo gerado e muito amado

Mas um certo dia o Pai lhe disse:

Vai! Vai lá pra terra, vai libertá-la

Porque o ser humano se animalizou

Perdeu o rumo, não acerta o prumo

Está mais violento e se desconjuntou


E de Jesus

Aquilo tudo que eu puder dizer

É muito pouco para descrever

O seu poder e a graça que ele passa


Jesus que é santo e que amava tanto

Levou milhares para a grande luz

Mas o inimigo não lhe deu descanso

E conseguiu pregá-lo numa grande cruz

O Filho amado foi crucificado

Por ter ensinado que o amor venceu

E os inimigos que o derrotaram

Logo divulgaram que Jesus perdeu

Mas não perdeu

Não poderia e nunca vai perder

Ressuscitou e cheio de poder

Vai convertendo e vai iluminando


O Pai que é santo e o seu Filho santo

Se amam tanto que este amor traduz

Eternamente, infinitamente

O Santo Espírito que é nossa luz

Não sei dizer e não acho a palavra

Foi Jesus quem disse e disse muito bem

Que existe um Pai

E que o Pai tem um Filho

E que há um Santo Espírito que deles vem

Não digo mais

Pois tudo aquilo que eu puder dizer

É muito pouco para descrever

Um Deus que é um, mas que são três pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio