FAMÍLIA, PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE IGREJA

 

                                          


            

A Igreja olha, com alegria e respeito, uma família que tem uma união, por meio do Matrimônio, indissolúvel, fiel. É chamada de Igreja Doméstica.

Carlos e Luci comemoraram suas bodas de ouro, com muitos festejos. Aceitaram tudo isso, pois se acharam merecedores de festejar, com muita pompa, a união de cinquenta anos de casamento.

As pessoas, curiosas, indagavam-lhes sobre a receita desse casamento duradouro.

O casal sorriu e explicou-lhes sobre a importância de um casamento, em que o "sim" verdadeiro foi aceito por Deus. Atentas, as pessoas que fizeram a pergunta o ouviam:

Ser família é ser igreja; é ser tolerante; não ser egoísta; saber repartir, compreendendo que, com os anos, aquela paixão se transforma em um grande amor fraterno, cheio de companheirismo, cumplicidade.

Existe a parte humana, a sexualidade, os filhos, extensão do amor, mas há, também, acima de tudo, o respeito, a fidelidade.

Isso só é possível por meio de orações, de diálogos, de uma conversa com um pároco, quando houver dúvidas. Que isso não seja classificado como ignorância, mas como crescimento perante a vida a dois e um exemplo aos filhos.

São as vivências da Igreja que nos ajudam a enfrentar o dia a dia. Conviver é difícil, pois os indivíduos vêm de famílias diferentes, de outros costumes.

Além disso, a vida é cheia de obstáculos, de tentações, mas torna-se mais fácil enfrentar  tudo isso quando se faz do lar uma extensão da Igreja.

O casamento é uma forma singular de viver os ensinamentos de  Cristo. É  um  chamado semelhante ao chamado para exercer o sacerdócio.

Essa explicação do casal levou os amigos a saírem da  linda  festa, cheios  de  respostas... Decidiram refletir sobre seus casamentos, procurando dar mais importância e ser mais comprometidos com esse Sacramento, atribuindo-lhe uma nova visão: casamento é família; é Igreja; é educar para o amor e para o respeito; é uma extensão da própria Igreja, a chamada Igreja Doméstica.

Que todos os casais levem a sério o juramento de caminhar juntos, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, sempre amando e respeitando.

Quem poderá conseguir essa harmonia, se não colocar Deus acima de tudo?

 

Raquel Mota

 

Comentários

  1. Nesta crônica,está tudo o que precisa saber o casal cristão. Se participarem com esta igreja doméstica e seguirem os passos aqui descritos,viverao
    uma união baseada no amor..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio