Entrevista - Dezembro Vermelho: prevenção ao HIV/AIDS

   


A entrevistada da semana é Aline do Nascimento e Silva, que nos falará sobre o tema “DEZEMBRO VERMELHO – mês de alerta e de prevenção ao HIV/AIDS”.

Enfermeira graduada pela UNITAU, desde 2002, Aline é enfermeira do quadro efetivo da Prefeitura de Itanhandu, atuando, há 18 anos, no Município. Ela tem especializações na área de Saúde Pública, Saúde da Família e Gestão. Desde janeiro de 2021, assumiu a Secretaria de Saúde.


            Citação:

            "Não obstante, vou trazer-lhe saúde e cura; Vou curar meu povo e deixá-los desfrutar de paz e segurança abundantes." (Jeremias 33:6)


1) Como abordar o assunto: “mês de alerta e de prevenção ao HIV/AIDS”, na sociedade, e quebrar tabus que ainda prevalecem sobre o tema?

            Ainda existem muitos preconceitos em relação à infecção por HIV. O tema precisa ser tratado de forma mais aberta pela sociedade em geral. Como a principal forma de transmissão é por relações sexuais desprotegidas, debater sobre HIV passa por refletir, também, sobre a sexualidade humana, que, por si só, já é um tabu. Outra questão é que ainda existe o paradigma de que é uma doença que “só acomete profissionais do sexo e homossexuais”, e esse paradigma precisa ser desconstruído no dia a dia, com campanhas de conscientização e inserção do tema nos canais de comunicação, como esta entrevista, trazendo luz ao tema.



2) Quais os mecanismos as pessoas têm para prevenção?

       A transmissão do HIV se dá pelo contato direto com sangue e secreções sexuais contaminados, ou, ainda, pelo parto/amamentação, em caso de a mãe testar positiva para o vírus.

Cuidados com materiais perfurocortantes (agulhas para injeção devem ser sempre descartáveis, de uso pessoal), instrumentais para tratamento médico/odontológico/tatuagens, que devem ser esterilizados com métodos adequados,... Para as gestantes, a prevenção pode ser feita por meio da testagem para HIV durante o pré-natal, para que possamos ter os cuidados no parto/pós-parto, para evitar a transmissão ao bebê.




3) Como é o tratamento?

            O tratamento objetiva reduzir a carga de vírus no organismo do paciente. É feito com uso de vários comprimidos antirretrovirais. Recentemente, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) um novo tratamento, que concentra toda a terapia num só comprimido por dia, melhorando, assim, a adesão do paciente à terapêutica.




4) Quais são os índices em nossa cidade?

            Em Itanhandu, 0,15% dos adultos com mais de 18 anos convivem com o vírus HIV e seguem em acompanhamento.

            Aqui, na nossa cidade, a taxa de incidência, em 2021, está em 6,5/100mil habitantes, enquanto que, no Brasil, está 17,8/100mil.

            Esse dado nos chama a atenção! Precisamos testar mais nossa população pois pode haver casos não diagnosticados na comunidade. É importante testar, para diagnosticar e tratar!



5) Como gestora da Secretaria de Saúde, quais os desafios da pasta para combater a desinformação?

            Precisamos, constantemente, desconstruir pré-conceitos em relação à doença. HIV não é transmissível por beijo, por abraço, por contato com suor. Também não tem idade, nem raça, nem religião. Precisamos trabalhar, sempre, para que a população incorpore as formas de prevenção no dia a dia, e, também, para a testagem, eventualmente. O teste para HIV, também, está disponível no SUS; não precisa de pedido médico. Basta comparecer ao laboratório municipal, com documento de identidade, solicitar a testagem, e ela será realizada. Se tiver dúvidas, teste.





6) Como o assunto pode ser abordado nas escolas, de forma eficaz, para conscientização da nova geração, quanto à prevenção à HIV/AIDS?

            Por meio de ações educativas e constantes, voltadas aos jovens, para que conheçam os meios de prevenção e se cuidem. 



7) Quais os tipos de tratamento que existem hoje?

            No Brasil, todas as pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde.

            O tratamento traz vários benefícios:

(i) diminui as complicações relacionadas às infecções pelo HIV,

(ii) reduz a transmissão do vírus,

(iii) melhora a qualidade de vida da pessoa e

(iv) diminui o índice de mortalidade.

            Faça o teste de HIV regularmente e, se o resultado for positivo, inicie o tratamento rapidamente.

            Procure um profissional de Saúde e se informe sobre as maneiras de prevenção e tratamento do HIV.



Entrevista cedida a Francine Levenhagen.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio