MARIDO E MULHER, MINISTROS DO SEU MATRIMÔNIO!

            Os sacramentos são sinais do Amor de Deus por nós, onde o Cristo sempre nos toca com a sua graça. Cada sacramento é um comunicante do amor de Cristo, que se faz próximo do ser humano, para santificá-lo, tornando a nossa natureza consagrada para o serviço e o louvor de Deus.

Os sacramentos alimentam a vida espiritual da Igreja e são sempre realizados pelos ministros ordenados e, também, por ministros não ordenados que agem “in persona Christi”, ou seja, na pessoa de Cristo.

            Sabemos que a palavra ministério significa serviço. E todo serviço que edifica o corpo místico de Cristo, que é a Igreja, é ação do próprio Senhor, que, por meio de cada um dos seus membros, torna santos todos aqueles que Jesus amou e escolheu.

O ministro é o servidor que, por meio de suas forças, oferecendo o seu ser a Cristo, numa atitude de colocar o seu batismo em ação, ama o que faz e faz o que ama, com a lucidez de propósito e espírito de decisão.

O Matrimônio é chamado de um “sacramento de serviço”, assim como o Sacramento da Ordem. Os ministros que o realizam são os noivos que, com liberdade e amor, se decidem a unir as suas vidas diante de Deus e da comunidade cristã, que testemunha um ato humano, elevado à graça de sacramento, pelo consentimento dos dois.  Vale lembrar que o ministro do sacramento do matrimônio não é o padre ou o diácono. Estes últimos são as testemunhas ordinárias que, em nome da Igreja, presenciam e validam o ato sacramental, realizado pelo homem e pela mulher, que são os únicos ministros do sacramento do Matrimônio.

            São Paulo compara o amor do homem com a mulher como o amor de Cristo pela sua Igreja. Cristo é o esposo que dá a vida pela sua esposa, que é a Igreja; e esta, por sua vez, vive deste amor, e ao seu Esposo se devota de maneira plena e total. É o que o apóstolo afirma nas palavras à comunidade de Éfeso: “Maridos amai vossas mulheres, como Cristo também amou a sua Igreja e se entregou por ela, a fim de santificar pela palavra ... É assim que os maridos devem amar suas esposas, como amam seu próprio corpo. Aquele que ama a sua esposa está amando a si mesmo” (cf. Ef 5,25-28).

            O amor do esposo pela esposa, pela santificação de suas vidas, por meio do rito do matrimônio, é sempre um sinal do sagrado que toca a humanidade com a presença de Cristo. Reafirmando esta doutrina da Igreja, o Papa Francisco na “Amoris Laetitia”(Alegria do Amor), Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre o amor na Família, assim expressa: “precisamos de refletir mais sobre a ação divina no rito nupcial, que aparece muito evidenciada nas Igrejas Orientais ao ressaltarem a importância da bênção sobre os contraentes como um sinal do dom do Espírito”(cf. AL no. 75)

A vivência do Sacramento do Matrimônio é um inegável serviço de santificação do casal e da família, e todo testemunho de fé, dado pelos cristãos, aponta para o horizonte da salvação, que se descortina diante do mundo, a partir de Cristo, o servidor de todos.

 

Cônego Sérgio Roberto Monteiro


Imagem: cathopic



Comentários

  1. Bem esclaredor! Numa linguagem ao alcanse de todos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Um sacerdote falando do matrimônio por mais simples que fosse ,seria muito valoroso.Ainda mais com a eloquência que o Senhor possue e tanta sabedoria!!Belas e verdadeiras palavras ,Pe.Sérgio!Gosto muito da citação de São Paulo sobre o amor que une o casal e que tudo perdoa!

    ResponderExcluir
  3. Bonito ouvir na voz de um sacerdote,palavras sobre o Matrimônio. Belas e verdadeiras palavras,cheias de sabedoria.
    Gosto de São Paulo quando fala do amor que tudo perdoa!
    Linda crônica,como já era de se esperar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio