O MATRIMÔNIO
Um dos sete Sacramentos da nossa Igreja é o Matrimônio.
Viver os
Sacramentos, assim como os Mandamentos, é de suma importância para nós cristãos
católicos.
Jesus já
ensinava o Evangelho aos Apóstolos e pedia-lhes que o transmitissem a
todos. É nosso dever dar continuidade a
esses ensinamentos recebidos.
O Papa São
João Paulo II já falava da importância da família, ao nos transmitir os
princípios cristãos.
O que
entendemos sobre isto?
O casamento é
um Sacramento, ou seja, um sinal sagrado que implica: amor, respeito,
comprometimento, responsabilidade.
Muitos olham o
casamento como Status, posição social, sobrenome de destaque, comemorações. Mas
não podemos esquecer que se trata de um laço entre um homem e uma mulher, dois
seres humanos, com sentimentos e princípios a serem respeitados.
O amor
conjugal é primordial! Junto a ele, a fidelidade e a paternidade responsável.
Por isso, a Igreja orienta os casais sobre o planejamento familiar.
O aborto
jamais! É crime! A vida humana, assim que é concebida, torna-se um ser vivo,
portanto, interromper uma vida é matar!
A Igreja,
também, tem buscado acolher os casais de segunda união, ou seja, aqueles casais
que viveram uma separação e estão tentando uma nova união, mas vivendo de forma
estável e segundo os princípios cristãos.
Muitos casos são estudados com muita responsabilidade, pois, muitas
vezes, o nosso Sim não foi o Sim de Cristo. Talvez tenha sido um casamento
imaturo ou por imposição dos pais; cada caso é estudado com cuidado.
A conclusão a que
chegamos é que o Matrimônio, sendo um Sacramento, tem que ser consciente, livre
e por toda a vida, daí a importância da catequese de noivos, a qual ajuda os noivos em seu discernimento. Nada
pode ser feito de maneira fútil, pois vidas humanas merecem todo o cuidado.
Vivamos a Boa
Notícia de Cristo, como membros de seu Corpo, a Igreja.
Raquel Lopes

Que linda crônica,em que o matrimônio é analisado como sacramento que é e como deve ser vivido.Parabens,Raquel!
ResponderExcluir