OLHAR MAIS ACIMA DO QUE SE VENDE E ANUNCIA

 

Sempre que eu ia ao centro de minha cidade, eram tantas as lojas, os anúncios e o fluxo de pessoas que saíam e entravam naqueles lugares, que eu nunca percebia o que existia mais acima. Certa vez, olhei para o alto e vi casas antigas, outras com andares e terraços e me perguntei que vida existia por ali, suas histórias, qual era a dimensão de vida que não percebíamos no meio do cotidiano?

Isso me faz pensar naquilo que se anuncia e se vende todos os dias, com o emprego de muito dinheiro, sobre casamento e família. Assim como as coisas que hoje compramos e amanhã são descartadas, pois não foram feitas para durar, assim se vende uma ideia de casamento tão bela, requintada, moderna, mas tão descartável como uma embalagem bonita ou como os móveis e calçados feitos hoje para usar, durar pouco e logo se jogar fora. E nós, que seguimos a vida no meio do fluxo dessas coisas, estaremos sempre hipnotizados pelo encanto da sereia? Haverá uma voz que nos desperte e faça ver mais acima de tudo isso?

A vida nos fala, faz perguntas, propõe caminhos... As casas sobre as lojas, com sua arquitetura antiga, eram sinal de uma vida que não notamos, que nem sabemos que existe e que está para além do vai e vem das coisas, que não nos toca porque nem sempre buscamos os horizontes mais altos...

Mas quando os casais que se amam olham para o alto, acontece algo mágico, o encanto da sereia se quebra: Deus concede um presente seu, que é um sinal. O sacramento do matrimônio faz com que o amor do casal seja uma lembrança da cruz e um caminho de santidade e salvação para os esposos.

Perguntei-me com insistência: o que significa dizer que o amor de Cristo é um caminho de santidade para o casal e, também, para seus filhos? Esse amor é santo porque ele salva quem é amado. Se o esposo e a esposa buscam esse sacramento, é para dizer um ao outro: serei para você uma lembrança do amor da cruz. Entro na sua vida como um sinal de salvação. Entrego-me e o(a) recebo, na condição de salvarmos a vida um do outro e também a de nossos filhos, pois você não é descartável para mim, como não somos descartáveis para Jesus.

E nós, estamos sob o encanto da sereia?

  

Pe. Josimar Cândido Lourenço


Imagem de Brian Merrill por Pixabay 


Comentários

  1. Que lindas imagens usadas..."os noivos olham para o alto"..."o matrimônio que abraça o sacrifício de Jesus"...Linda,crônica!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio