Entrevista - Pastoral Acólitos

 

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Biografia

“Amar e servir. Eis a minha vocação.”

Meu nome é Joyce Aparecida Noronha D’Alessandro Leite. Nasci no dia 22 de setembro de 1991, na cidade de Passa Quatro/MG. Sou filha de José Mauricio Noronha e Maria Júlia Leite Noronha, sendo a filha caçula de três irmãos.

Formei-me em Pedagogia, em 2013. Sou professora no Colégio Primar há 12 anos, colégio este de que tenho muito orgulho e amor.

Sou casada com Luís Sérgio D’Alessandro Leite, por quem tenho grande admiração. Ele que é minha inspiração diária, tanto como pessoa, quanto exemplo de servo fiel.

Comecei a atuar na Igreja por incentivo do Padre Saymont. Na época, eu fazia parte como leitora, Ministério pelo qual tenho grande carinho.

No ano de 2018, formamos, por meio do padre Sérgio, o nosso primeiro grupo feminino de acólitos. Sou muito feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de servi-lo.

Atualmente, estou como coordenadora do Ministério de Acólitos, onde me sinto muito feliz, pois tenho a oportunidade de ensinar e acolher novos membros em nosso Ministério.

Fazer parte do grupo dos acólitos é algo inexplicável. É você escutar o chamado, entregar-se e deixar Deus agir em sua vida e em seu Ministério.



1) O que é ser acólito, na Igreja Católica?

    A palavra acólito significa acompanhante, servidor, aquele que segue ao lado para servir, ajudar. No caso de uma Celebração Eucarística, é aquele que segue ao lado do presidente da celebração para o servir, ajudar naquilo que for necessário. Assim sendo, o acólito é aquele que, durante a missa, permanece ao lado do presidente da Celebração.


2) O que é preciso para ser acólito?

    Para ser acólito, é preciso estar em dia com os sacramentos da Igreja. Fazer o curso preparatório e, principalmente, sentir o chamado de servir com amor e zelo. É preciso lembrar sempre da frase de São João Batista “Que Ele cresça e eu diminua”. Devemos colocar Jesus sempre em primeiro lugar em nossa vida, não a nós mesmos.



3) Quais são as atividades do Ministério de acólitos?

    Como foi dito acima, a função do acólito, como o próprio nome diz, é auxiliar. Assim sendo, ele precisa atentar a todas as necessidades do presidente da Celebração, no exercício de sua função. Além de auxiliá-lo naquilo que é próprio do rito da missa, devemos ajudá-lo, também, em outras situações que podem surgir durante a Celebração, tomando providências imediatas para solucionar o problema.

 



4) Quais são algumas das responsabilidades dos acólitos?

    Devem servir com amor e dedicação a Jesus e à Sua Igreja por meio do serviço ao santo altar. Auxiliam, com atenção e compromisso, o sacerdote durante a Celebração da Santa Missa. É obrigação do acólito participar, com interesse e compromisso, do grupo da comunidade a que faz parte. Os acólitos devem participar dos encontros e das demais atividades e compromissos do grupo.

    Acólitos devem ajudar os coroinhas, leitores e demais membros dentro da Celebração Eucarística.


 

5) Como é o curso de formação dos acólitos?

    O curso de formação para os novos acólitos acontece a cada seis meses. É realizado basicamente em três etapas:

•             Teórica

•             Prática

•             Espiritual


6) Como são as vestes dos acólitos?

    O acólito usa túnica ou alva, de cor branca. Elas devem estar sempre bem limpas e sem sinais de dobras.



7) Atualmente, aqui, em Itanhandu são quantos membros no Ministério dos acólitos?

    Atualmente, aqui, em nossa paróquia, estamos com um grupo de 20 acólitos.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio