Entrevista - Dia 01/10 - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus

 


Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja memória se celebra no dia 1º de outubro, é a Padroeira das Missões.

E recebeu esse título sem sair do Carmelo, o seu convento! Ela amava a Deus de forma tão profunda e verdadeira que, podemos dizer, aconteceu com ela o que acontece nos amores verdadeiros: tornamo-nos parecidos com aquele/a que amamos. É bonito contemplar um casal que se ama muito e que permaneceu unido ao longo dos anos e a convivência amorosa se encarregou de torná-los parecidos: nos gestos, nas escolhas, no pensamento, no olhar. Santa Teresinha alcançou a graça de se tornar parecida com o Senhor e em especial no seu olhar sobre o mundo e sobre as pessoas. Ela se compadecia de todos e de cada um.


A entrevistada desta semana é Marilice Levenhagen Pelegrini, casada com Marcelo Mota Pelegrini. Juntos, o casal tem 3 filhos: Carina, que é mãe de Victoria e de Valentina, e os gêmeos Emmanuel e Renan.

Marilice é muito devota do Divino Pai Eterno, de São José e de Santa Teresinha do Menino Jesus.



1) Como e onde nasceu Santa Teresinha do Menino Jesus?

    Santa Teresinha nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873; e morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa, sendo que quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

 

2) A qual ordem religiosa Santa Teresinha do Menino Jesus pertencia?

    Com apenas 15 anos, Santa Teresinha tornou-se freira junto de suas duas irmãs mais velhas, na comunidade carmelita enclausurada, em Lisieux, na Normandia.

 

3) Como foi o chamado para a vida religiosa?

    Depois da morte de sua mãe, Teresinha desenvolveu uma grande sensibilidade e se achava sempre entristecida e abatida, chorava muito. Porém, aos 10 anos, ela fez uma experiência com Nossa Senhora que ficou em sua vida: “No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e, de repente, a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu”.

 

4) Qual o legado espiritual deixado por Santa Teresinha?

    Durante sua vida, Santa Teresinha escreveu, a pedido de sua irmã, três manuscritos, que são sua autobiografia. Eles foram publicados em 1898, com o nome "História de uma Alma", sendo que o livro tornou-se um campeão de leituras e se encontra entre os maiores best sellers da literatura mundial.

    Em seus textos, Santa Teresinha nos ensina sobre teologia, com profunda simplicidade, e nos mostra sua pequena via, que seria um caminho de santidade que tem nas pequenas coisas e nos atos singelos do cotidiano, a produção de frutos de santidade, desde que sejam feitos com amor. Ela afirmava que não tinha forças para realizar as grandes obras dos santos mais conhecidos da Igreja Católica, por isso, fazia, com humildade, as pequenas coisas.  Pois é nessas pequenas obras que consistia a sua santidade: "Pegar um alfinete caído no chão, com amor, produz fruto de santidade".

 

5) Como foi a canonização de Santa Teresinha?

    Antes de ser canonizada, Teresinha foi beatificada, em 29 de abril de 1923. O primeiro milagre atribuído a sua intercessão foi a cura da irmã Luísa de São Germano, da Congregação das Filhas da Cruz, que padecia de grave úlcera hemorrágica no estômago. O segundo, semelhante ao primeiro, foi a cura de um jovem seminarista de Lisieux, Charles Anne, vítima de tuberculose pulmonar aguda, no último ano de seus estudos para se tornar sacerdote. Foram curas totais, absolutamente extraordinárias. Analisadas com todo o rigor estabelecido pela Igreja para atestar a autenticidade de um milagre, foram declaradas cientificamente inexplicáveis e prodigiosas.

    A canonização de Santa Teresinha aconteceu em 17 de maio de 1925, em Roma, feita pelo Papa Pio XI, na presença de cerca de 500 peregrinos. Na ocasião, o Santo Padre, em sua homilia, comentou o trecho do Evangelho que diz que "se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus" (Mt 18, 3).

 

6) Por que Santa Teresinha é conhecida como a Santa das Rosas?

    As rosas na imagem de Santa Teresinha simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!"

    As rosas simbolizam a intercessão de Santa Teresinha por todos aqueles que a pedem em oração.

    Jogar pétalas de rosas quando o Santíssimo Sacramento passava no ostensório, assim como jogar lindas flores no grande crucifixo, que se localizava no Jardim do Carmelo, estava entre as grandes alegrias de Santa Terezinha.

 

7) Você já alcançou graças pela intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus?

    Sim! Grandes graças! Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face sempre ouve meu clamor!

    Sempre recebo duas rosas até hoje, quando faço meus pedidos à minha linda Santinha.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio