Entrevista - Terço dos Homens

 


A oração do terço por grupos de homens remonta à primeira metade do século, em que os maridos rezavam o terço para Maria pelas ruas enquanto aguardavam por suas esposas, participantes do movimento Schoenstatt, ligado até hoje ao movimento Terço dos Homens – Mãe Rainha.


O entrevistado desta semana é Laércio Antônio Guimarães, que é casado com Leila Maria Uchôas Guimarães. Juntos, têm 02 filhos: Gustavo Uchôas Guimarães e Simone Uchôas Guimarães. Laércio é operador de máquina em uma indústria de calçados. Participa do Terço dos Homens há 08 anos e, desde 21 de abril de 2017, é coordenador do Terço dos Homens.

Laércio e Leila coordenam o Movimento Mãe Rainha de Schoenstatt.

1) Qual é a missão e o objetivo do Terço dos Homens?

    Segundo Frei Paulo Roberto Pereira, “a missão dos homens do terço é rezar pela sociedade, pela família e pela própria vocação, para continuar sendo sal da terra e luz do mundo, florescer onde Deus os plantar”.

    É uma maneira sábia de louvar ao Senhor e de meditar os mistérios da nossa salvação.

   O objetivo é romper as barreiras que existem. Os homens, quando se reúnem com seus companheiros, expõem-se com mais tranquilidade.

    O movimento do terço dos homens tem por objetivo incentivar a oração e o aprofundamento da espiritualidade, por meio da devoção à Virgem Maria, sendo umas das atividades a recitação do rosário e santificação das famílias.


2) Como rezar o Terço dos Homens? Existe alguma diferença entre o Terço habitual?

    Não existe diferença. Rezar junto com os outros homens torna mais fácil, e a oração tem mais força.


3) Qual a importância de se rezar o Terço dos Homens?

    Se formos perseverantes na oração, seremos firmes e fortes na tribulação e superaremos nossas dificuldades.

    Rezar o terço dos homens é o principal elo de aproximação com o Espírito Santo e, assim, pedirmos a intercessão da Virgem Maria por todos aqueles que ali estão presentes.


4) Existe um dia, em específico, que se comemora o Terço dos Homens?

    Dia 18 de setembro de cada ano.


5) Você tem conhecimento de como se formou o Terço dos Homens, no Brasil?

    Iniciou a história do Terço dos Homens em Itabi/SE, idealizado pelo Frei Peregrino, quando visitou a Vila Providência (hoje, Itabi), para organizar a Santa Missão. Recomendou a união dos homens para a oração do Terço, no dia 08 de setembro de 1936.


6) Aqui, em Itanhandu, há quanto tempo temos este grupo formado?

    No dia 20 de setembro de 2022, a formação do grupo completa 08 anos.

    José de Lourdes Ribeiro (Zeza), Manoel Gonçalves Neto (Neco), José Antônio Diniz (Sr. Zé) e Antônio Joselito M. da Silva (Toninho) foram os quatro homens que começaram o Terço, aqui, em Itanhandu.


7) Quando são as reuniões para se rezar o Terço?

    Toda quarta-feira, às 19h30min, na sede paroquial.


8) Contamos com quantos fiéis, aproximadamente, rezando o Terço dos Homens, aqui, em Itanhandu?

    Começou com 04 homens, em 20 de setembro de 2014. O grupo foi crescendo e, antes da pandemia do Covid19, havia de 40 a 50 homens. Agora, contamos com um grupo com, mais ou menos, 18 homens.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio