Entrevista - SETEMBRO AMARELO - Conscientização e prevenção ao suicídio
A campanha Setembro Amarelo salva vidas!
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
A entrevistada desta semana é Marise C. Fleming, psicóloga e supervisora clínica institucional do Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS).
1) O que é “Setembro Amarelo”?
Setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
2) Existem dados oferecidos pela OMS no Brasil e no mundo, sobre a campanha “Setembro Amarelo”?
A cada ano, 800 mil pessoas suicidam em todo o mundo. Os dados da OMS revelam que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.
No Brasil, em 2016, foram registradas mais de 11 mil mortes por suicídio, segundo o Ministério da Saúde. O número representa cerca de uma morte a cada 45 minutos e a maior taxa de vítimas é representada por homens jovens e indígenas.
3) Como identificar comportamentos suicidas?
É importante ficar atento a alguns sintomas como:
a) falta de interesse pelo próprio bem estar (falta de autocuidado);
b) queda da produtividade nos estudos e no trabalho;
c) mudança nos padrões alimentares e de sono;
d) intensidade na procura por sexo (hábitos considerados promíscuos);
e) tentativa de fazer as pazes com as pessoas.
4) O que fazer para ajudar as pessoas, nesta campanha “Setembro Amarelo”?
Uma vez detectados o comportamento de risco e a tentativa de suicídio, é fundamental buscar aconselhamento psicoterápico e apoio médico.
Em Itanhandu, temos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é o local especializado para atender tal demanda.
5) Por que a cor amarela na campanha?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos, Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um carro Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentado problemas emocionais.
Não demorou para que esse movimento ganhasse repercussão nacional. A partir daí, foram instituídas e realizadas várias campanhas voltadas para o combate ao suicídio, usando a cor amarela como símbolo.
6) Qual é a importância de se falar sobre o suicídio?
Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações e opções de tratamento, visando a reduzir o tabu que faz com que muitas pessoas evitem falar sobre suicídio e buscar ajuda.
7) O que fazer no “Setembro Amarelo” para conscientizar as pessoas?
É fundamental promover mais diálogo sobre o tema, promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental, pois essa é tão importante quanto à física.
Aproveito para registrar aqui que, no dia 30 de setembro, no período da manhã, estaremos realizando um evento, na Praça da Matriz, sobre o tema. Esse evento será uma parceria entre as Secretarias de Saúde, de Educação e Esportes. Toda a população está convidada a participar.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen.



Comentários
Postar um comentário