Entrevista - SETEMBRO AMARELO - Conscientização e prevenção ao suicídio

 

A campanha Setembro Amarelo salva vidas! 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.


A entrevistada desta semana é Marise C. Fleming, psicóloga e supervisora clínica institucional do Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS).


1) O que é “Setembro Amarelo”?

    Setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

2) Existem dados oferecidos pela OMS no Brasil e no mundo, sobre a campanha “Setembro Amarelo”?

    A cada ano, 800 mil pessoas suicidam em todo o mundo. Os dados da OMS revelam que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.

    No Brasil, em 2016, foram registradas mais de 11 mil mortes por suicídio, segundo o Ministério da Saúde. O número representa cerca de uma morte a cada 45 minutos e a maior taxa de vítimas é representada por homens jovens e indígenas.

 

3) Como identificar comportamentos suicidas?

    É importante ficar atento a alguns sintomas como:

a) falta de interesse pelo próprio bem estar (falta de autocuidado);

b) queda da produtividade nos estudos e no trabalho;

c) mudança nos padrões alimentares e de sono;

d) intensidade na procura por sexo (hábitos considerados promíscuos);

e) tentativa de fazer as pazes com as pessoas.

 

4) O que fazer para ajudar as pessoas, nesta campanha “Setembro Amarelo”?

    Uma vez detectados o comportamento de risco e a tentativa de suicídio, é fundamental buscar aconselhamento psicoterápico e apoio médico.

    Em Itanhandu, temos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é o local especializado para atender tal demanda.

 

5) Por que a cor amarela na campanha?

    Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos, Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um carro Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentado problemas emocionais.

    Não demorou para que esse movimento ganhasse repercussão nacional. A partir daí, foram instituídas e realizadas várias campanhas voltadas para o combate ao suicídio, usando a cor amarela como símbolo.

 

6) Qual é a importância de se falar sobre o suicídio?

Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações e opções de tratamento, visando a reduzir o tabu que faz com que muitas pessoas evitem falar sobre suicídio e buscar ajuda.


7) O que fazer no “Setembro Amarelo” para conscientizar as pessoas?

     É fundamental promover mais diálogo sobre o tema, promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental, pois essa é tão importante quanto à física.

 

    Aproveito para registrar aqui que, no dia 30 de setembro, no período da manhã, estaremos realizando um evento, na Praça da Matriz, sobre o tema. Esse evento será uma parceria entre as Secretarias de Saúde, de Educação e Esportes. Toda a população está convidada a participar.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio