Entrevista - 08/09 - Natividade de Nossa Senhora
“Faça-se em mim segundo a vossa palavra; Fazei tudo o que Ele vos disser; A minha alma engrandece o Senhor...”.
1) Quando é celebrado o nascimento de Nossa Senhora?
A Natividade de Nossa Senhora se comemora no dia 8 de setembro. O nascimento da Virgem Maria celebra-se nove meses após a festa da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro. Ao contrário da Imaculada Conceição, o Dia da Natividade de Nossa Senhora não é um feriado nacional.
2) Como foi o nascimento de Maria e sua infância?
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter, por filha, aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria.
3) Qual é o significado de natividade?
Significa dia do nascimento, em especial, o de Jesus Cristo e o de Nossa Senhora.
4) Qual a origem da festa da Natividade de Nossa Senhora?
A festa da Natividade de Nossa Senhora originou-se em Jerusalém. A primeira celebração em honra a Nossa Senhora da Natividade foi realizada no século V, como festa da Basílica “Sanctae Mariae ubi nata est”, que é conhecida nos dias atuais como Basílica de Santa Ana. No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantinas e romanas. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de setembro, data que permanece até os dias atuais.
5) Por que a natividade de Nossa Senhora é considerada um milagre?
Reza a tradição que Maria nasceu quando seus pais, Joaquim e Ana, já estavam idosos e estéreis, depois de passarem a vida pedindo a Deus a graça de gerar um filho. Porém, Deus tinha um plano maravilhoso para suas vidas. Este, no tempo oportuno, se cumpriu. Assim, depois de sofrerem arduamente a esterilidade, sem murmurações e revoltas, eles tiveram a graça de gerar como filha, já na velhice, aquela que mais tarde seria a Mãe de Jesus.
6) Como foi a Consagração de Maria a Deus?
Uma tradição antiga conta que Maria foi levada ao Templo de Jerusalém quando tinha apenas três anos, e lá permaneceu até os doze anos. À primeira vista, não ocorreu nenhum fato extraordinário, relacionado ao nascimento de Maria, e os Evangelhos não mencionam nada sobre a Natividade de Maria. Nada sobre profecias, nem aparições angelicais, nem outros sinais extraordinários foram contados pelos evangelistas, porém São João Damasceno diz que a natividade de Maria já é considerada um sinal das bênçãos especiais, que recaem sobre ela nascida de pais idosos e estéreis.
7) Em Itanhandu, há alguma festa em honra à natividade de Nossa Senhora?
Sim, há a celebração da Missa: “Natividade de Nossa Senhora”. É linda.
Todos devemos participar desta data festiva com muita emoção.



Comentários
Postar um comentário