OS FILHOS, EXPRESSÃO DO AMOR
Quando pequenos, aprendemos, nos
encontros de Catequese, que a Igreja apresenta-nos sete Sacramentos, e o
Matrimônio está entre eles, nos Sacramentos do Serviço. Ela o vê como expansão
da família, por meio dos filhos.
O casal quem tenha algum problema e não pode
ter filhos poderá ter uma vida conjugal plena. É natureza, e, aí, poderá
usufruir do Matrimônio como qualquer outro casal.
É oportuno narrar a história de Carlos e
Madalena, que fizeram o Curso de Noivos e gostaram muito. Ao final, saíram com
uma dúvida, e esta os incomodava...
Devido à Pandemia, perderam os empregos
temporários e, apesar de conseguirem alguns trabalhos, estavam com dificuldades
econômicas. Eles se amavam, eram
religiosos, e a dúvida era: Temos de limitar o número de filhos? Como ficaremos
diante da Igreja?
Deram-lhes conselho de ir até o Pároco
expor a situação.
O pároco ouviu o casal e esclareceu-lhe:
O ato sexual, no casamento, vai além da união do casal; vai, também, prolongar
a família, por meio dos filhos, que são dádivas de Deus e não problemas. A Igreja,
porém, compreende as dificuldades e aceita a paternidade e a maternidade
responsáveis, isto é, planejamento familiar. Não é egoísmo do casal, mas um
justo acordo. Hoje e sempre, existem métodos naturais, aprovados pela Igreja e
pelos cientistas, métodos que não prejudicam a saúde e são aceitáveis. São métodos baseados na temperatura basal,
nos dias férteis da mulher, período da ovulação ou exames por meio da saliva,
método Billings, o mais usado. A Igreja só não é a favor da pílula do dia
seguinte, pílulas de um modo geral, que prejudicam a saúde da mulher e são
abortivas. A vida é importante! O aborto é crime! É só vocês procurarem um
médico, que seja consciente, e ele lhes dará a devida orientação.
Os pais têm de ter a certeza de que o
filho, mesmo vindo com algum problema físico ou neurológico, nunca será um
problema. Será sempre um presente, uma extensão do amor conjugal.
Madalena e Carlos foram, tranqüilos,
para a casa cuidar dos preparativos do casamento. Veio-lhes à mente o que lhes disse
a vizinha, mãe de uma criança com Síndrome de Dawn: Deus sabe a quem confiar os filhos. Uma criança, com alguma característica
especial, é enviada a um casal amoroso, que só contribui para seu
desenvolvimento.
Temos de olhar o Matrimônio como uma
expressão de fecundidade e do Amor. Daí,
a importância da Catequese de Noivos
e da procura por um padre, quando houver dúvida, o que ajuda muito o casal.
Será que alguém já pensou quão grande é
a preocupação da Igreja para que trilhemos o caminho certo?
Raquel
Lopes Mota
Muito importante a preparação do casal,como você bem disse.Os filhos são o prolongamento do amor e a igreja Tbem se preocupa com a preparação dos noivos.Muito bem elaborada sua crônica. PARABÉNS!
ResponderExcluir