IGREJA, COMPANHEIRA DE CAMINHO DAS FAMÍLIAS
Naquele momento, Jesus olhou com amor para o homem
muito rico, e lhe disse aquilo que lhe faltava. A Igreja, que também faz o seu
caminho para a Jerusalém do céu, encontra as mais diversas situações de casais
e famílias, com flores e espinhos, dores e alegrias. E aprendemos de Jesus que
o outro que nos encontra merece um olhar de amor, mesmo se for para mostrar
aquilo que lhe falta. Na verdade, todos nós precisamos de palavra sábia,
sincera e amiga, que ajude nossa história a ser História de Jesus.
Que palavra diz a Igreja?
CASAIS EM CRISE, que esta lhes seja um momento de
conversão, de humildade para reconhecerem seus erros, de maior sinceridade um
com o outro, de busca de mais partilha de vida, de desejo de enfrentar as
coisas do dia a dia com mais fé em Deus e com as ferramentas que Ele nos dá.
CASAIS QUE VIVEM JUNTOS OU SE CASARAM SÓ NO CIVIL, se
não existe impedimento ao sacramento, será que vocês têm certeza da
estabilidade do amor recíproco, de que amam seus filhos, de que são capazes de
enfrentar com maturidade as dificuldades de sua relação? Será que já não existem
sinais suficientes da verdade desse amor e de que ele poderá ser muito mais
bonito se for uma lembrança do amor da cruz?
CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO, vocês não deixam de ser
Igreja, são também parte do Corpo Místico de Cristo, não são cristãos de
segunda categoria. Que cuidem com amor um do outro e saibam colocar seus dons à
serviço da comunidade, estamos com vocês!
As situações são muito particulares, existe um mundo
dentro de cada uma delas, mas se buscarmos caminhar à luz de Deus, sempre se poderá
crescer!
Certa vez, encontrou-me um casal amasiado há 20 anos,
estabilizado e com filhos já crescidos. Queriam se casar apenas para serem
padrinhos de batismo! A motivação em si não era correta, mas percebendo que tinham
maturidade para viver o sacramento, dei algumas pistas do que era o que estavam
pedindo à Igreja e deixei que a catequese matrimonial, por sinal muito boa naquela
paróquia, viesse a ajudar o casal a entender melhor o sentido do que estavam
buscando.
Casaram-se e depois não mais os vi. Dias atrás vi
uma foto deste casal que agora era ministro da Comunhão da comunidade. Achei muito
bonito ver aonde chegaram e imaginei o crescimento que tiveram na fé a partir
do sacramento. Pensei comigo: bendita seja essa criança que ajudou esse casal a
descobrir o que lhe faltava na vida! E para cada um de nós, qual será o sinal
que nos ajudará a seguir mais firmes no seguimento de Jesus?
Pe. Josimar Cândido Lourenço
Quando o Sim é verdadeiro, Deus abençoa!
ResponderExcluirNesta crônica podemos compreender bem como cada situação de casais pode ser resolvida.O Senhor explicou bem as formas possíveis de resolver questões pendentes entre eles.Para cada caso,um caminho!Para cada um de nós,também existem soluções.É preciso desejar e descobrí-las!
ResponderExcluir