AS SEMENTES DE CRISTO NAS FAMÍLIAS “NÃO CRISTÃS”

 


Certa vez, fui chamada para ser madrinha de um casamento “não cristão”, mas, natural, que é a união entre o homem e a mulher.

Pensei duas vezes em não aceitar, mas aceitei.

O meu pensamento chegou aos ensinamentos bíblicos, que afirmam: tudo foi criado por Deus por Cristo e para Cristo. São Justino ensinava que, pelo motivo de Deus ter criado tudo por meio de sua Palavra, existem sementes desta Palavra que são o próprio Cristo em toda a criação. Desta forma, também os casamentos naturais, mas não cristãos, possuem sementes de Cristo. O casamento natural tem seu pleno sentido e realização no Sacramento do Matrimônio, vivido com o olhar fixo em Cristo.

Deste casamento, virão os filhos, trazendo, em sua estrutura, os reflexos das relações vividas em família; serão um espelho do que se vive em casa. Que Deus os ajude a se beneficiarem dessas sementes do Verbo de Deus, e de seu amor por nós, que estão presentes em sua família.

Tudo foi criado por meio de Cristo e caminha para Cristo... Que essas crianças que crescem em famílias não cristãs possam aprender de seus pais a respeitar as religiões das pessoas e que sejam atraídas pelo Pai a desenvolverem, maduramente, as sementes que o Pai deixou ao criar todas as coisas!

O casamento cristão leva a uma amizade mais plena com o Senhor e a uma integração maior entre o casal, que viverá um caminho crescente de amizade e comunhão, aprendendo a ser uma só carne.

O casal do qual fui madrinha, mesmo não tendo uma compreensão bonita da fé, foi viver seu casamento e fez o possível para ser feliz.

Aceitei ser madrinha nessa cerimônia “não cristã”, mas natural, e não me arrependi. A cerimônia foi linda! O mais importante ficou por vir: O que acontecerá com as sementes de Cristo, que Deus deixou ali também?  

       

              Maria Aparecida Domiciano

Comentários

  1. Linda mensagem,Cida!
    Mostra que o valor do matrimônio existe e temos que respeitá-lo,independente da crença do casal.Você soube explicar com clareza o valor da família e das sementes que dele surgirão.

    ResponderExcluir
  2. Cida, fez bem em aceitar pois a madrinha serve como um ponto de apoio para o casal. Aconselha se preciso e acolhe com seus ensinamentos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio