OS FILHOS, EXPRESSÃO DO AMOR

 



 

Quando pequenos, aprendemos, nos encontros de Catequese, que a Igreja apresenta-nos sete Sacramentos, e o Matrimônio está entre eles, nos Sacramentos do Serviço. Ela o vê como expansão da família, por meio dos filhos.

O casal quem tenha algum problema e não pode ter filhos poderá ter uma vida conjugal plena. É natureza, e, aí, poderá usufruir do Matrimônio como qualquer outro casal.

É oportuno narrar a história de Carlos e Madalena, que fizeram o Curso de Noivos e gostaram muito. Ao final, saíram com uma dúvida, e esta os incomodava...

Devido à Pandemia, perderam os empregos temporários e, apesar de conseguirem alguns trabalhos, estavam com dificuldades econômicas.  Eles se amavam, eram religiosos, e a dúvida era: Temos de limitar o número de filhos? Como ficaremos diante da Igreja?

Deram-lhes conselho de ir até o Pároco expor a situação. 

O pároco ouviu o casal e esclareceu-lhe: O ato sexual, no casamento, vai além da união do casal; vai, também, prolongar a família, por meio dos filhos, que são dádivas de Deus e não problemas. A Igreja, porém, compreende as dificuldades e aceita a paternidade e a maternidade responsáveis, isto é, planejamento familiar. Não é egoísmo do casal, mas um justo acordo. Hoje e sempre, existem métodos naturais, aprovados pela Igreja e pelos cientistas, métodos que não prejudicam a saúde e são aceitáveis.  São métodos baseados na temperatura basal, nos dias férteis da mulher, período da ovulação ou exames por meio da saliva, método Billings, o mais usado. A Igreja só não é a favor da pílula do dia seguinte, pílulas de um modo geral, que prejudicam a saúde da mulher e são abortivas. A vida é importante! O aborto é crime! É só vocês procurarem um médico, que seja consciente, e ele lhes dará a devida orientação.

Os pais têm de ter a certeza de que o filho, mesmo vindo com algum problema físico ou neurológico, nunca será um problema. Será sempre um presente, uma extensão do amor conjugal.

Madalena e Carlos foram, tranqüilos, para a casa cuidar dos preparativos do casamento. Veio-lhes à mente o que lhes disse a vizinha, mãe de uma criança com Síndrome de Dawn: Deus sabe a quem confiar os filhos. Uma criança, com alguma característica especial, é enviada a um casal amoroso, que só contribui para seu desenvolvimento.

Temos de olhar o Matrimônio como uma expressão de fecundidade e  do Amor. Daí, a importância da Catequese de Noivos e da procura por um padre, quando houver dúvida, o que ajuda muito o casal.

Será que alguém já pensou quão grande é a preocupação da Igreja para que trilhemos o caminho certo?

 

Raquel Lopes Mota 

Comentários

  1. Muito importante a preparação do casal,como você bem disse.Os filhos são o prolongamento do amor e a igreja Tbem se preocupa com a preparação dos noivos.Muito bem elaborada sua crônica. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio