ENTREVISTA - Intenção do Papa: Pelo pessoal da saúde
A intenção do Santo Papa para o mês de abril de 2022, é pelo pessoal de saúde.
Rezemos para que o compromisso do pessoal de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.
A entrevistada desta semana é Elza Zaroni, graduada em Odontologia pela UNIFAL-MG. Com especializações em Gestão Pública da Saúde e Educação Permanente em Saúde, mantém-se em contato com a comunidade científica por meio de suas publicações.
Concilia suas aptidões profissionais ao talento literário, como Escritora e Poeta.
O foco principal de seu trabalho é a Inclusão Social, que está voltado ao Acolhimento e Cuidado Humanizado das Pessoas, à Educação Permanente em Saúde (EPS), além da Comunicação não Violenta (CNV) e Acesso à Lei da Informação (LAI).
1) A fé e a ciência podem caminhar juntas?
À medida que o progresso científico se expande, também, a fé cresce...
São as duas diretamente proporcionais, pois, quando a ciência atinge seu limite, a fé aumenta e se converte em esperança.
Esperançar é acreditar em soluções da Misericórdia e Providência Divinas. Milagres acontecem!
A fé, um grão de mostarda, cresce com a espiritualidade atuante e presente.
2) Para trabalhar na área da Saúde é necessário ter a vocação de acolher?
Todo ser humano é, por natureza, cuidador e solidário, especificamente, os profissionais de saúde em sua rotina diária, quer seja atuando em consultórios, clínicas ou hospitais. São chamados ao acolhimento, isto é, imbuídos de empatia. Despem-se do ego, abrem os braços e dão colo aos que necessitam, atentos ao chamado vocacional.
3) Qual foi seu maior desafio atuando na área da Saúde?
Conciliar todas as atividades que a vida profissional exige com a rotina familiar. Gerenciar todas essas responsabilidades, com equilíbrio, se consolidam nas sensações de servir com bem estar.
Ao longo desse exercício, torna-se oportuno abrir o leque de opções: fazer escolhas pelas aptidões e talentos, que se mostram com as experiências adquiridas.
4) Já pensou em desistir da área?
Jamais pensei em desistir. Sempre persistir... Como disse, anteriormente, fazer escolhas torna--se mister durante a carreira.
Prosseguir, adaptar-se às mudanças, com sabedoria.
5) Como a fé ajuda você a persistir, trabalhando nessa área?
A minha história de vida é uma história de fé...
Impulsionada a acreditar na busca do conhecimento, na luta, passo a passo, pelas conquistas que hoje são reais em minha vida.
Resiliência e fé estão na base da minha persistência, fortalecendo a vontade de superação às dificuldades apresentadas.
6) Quais desafios e dificuldades você nota com os mais vulneráveis?
Nosso país não é uma nação pobre, mas um país de desiguais.
A má distribuição de renda e ausência de acesso à educação de qualidade aumentam as diferenças entre as pessoas.
Nota-se, após o período pandêmico, um agravamento às necessidades básicas das comunidades.
Muito a ser feito... com humanismo, fraternidade e educação.
"Fala com sabedoria, ensina com Amor".
7) Qual foi e tem sido o maior desafio durante a pandemia?
A pandemia, em si, tem sido um grande desafio, desde o seu início e, agora, na iminência do seu final.
Por se tratar de um vírus até então desconhecido, o agente causador pandêmico mobilizou todas as áreas da saúde, desde a prevenção até o socorro nas unidades de urgências e emergências, as quais, notadamente, estavam despreparadas ao confronto com a pandemia!
Até consolidar, cientificamente, o "modus operandi" no controle da pandemia e o preparo das equipes socorristas, muitas vidas foram ceifadas.
As discordâncias e incoerências entre os vários setores governamentais e sociais não deixaram prevalecer as verdades médicas e científicas, no trato ao quadro pandêmico.
Com o advento das vacinas e seu consequente resultado positivo, em tempo recorde, sinalizou-se o fim às mais diversas suposições e notícias falsas que transitavam, prejudicando sobremaneira a solução assertiva à disseminação desse mal global.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen



Excelente, amiga! Isso é uma aula de alto nível!
ResponderExcluirComo é gostoso e enriquecedor ler matérias com tamanha sensibilidade e sabedoria.
ResponderExcluirParabéns a Dra Elza Zaroni, e a nobre Francine Levenhagen, pela dinâmica da entrevista.