Entrevista - JANEIRO BRANCO: Conscientização sobre a saúde mental

 


Sou Marisa Ângela Rosa da Silva, formada em Psicologia pela UNISAL/Lorena, desde 1998. Pós-graduada em Dependência Química, Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-comportamental.

Atualmente atuando como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial de Itanhandu/MG e em consultório particular.

 


1) Como a pandemia influenciou na qualidade da saúde mental das pessoas?

    Com a Pandemia, houve um aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais.

    Cada pessoa responde à pandemia de acordo com sua história de vida, de suas características particulares e da comunidade em que vive. Os grupos que podem responder mais intensamente são as pessoas idosas ou com doenças crônicas, profissionais de saúde que trabalham no atendimento à Covid-19, pessoas que têm transtornos mentais, incluindo problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.

 

2) Quais profissionais procurar para orientar e acompanhar nossa saúde mental?

    Deve-se procurar o Psicólogo e, dependendo do caso, também fazer o acompanhamento conjunto com o Psiquiatra.

 

3) A Espiritualidade interfere em nossa saúde mental?

    Sim, a Espiritualidade interfere na nossa saúde mental, possibilitando ao sujeito lidar melhor com sua ansiedade, estresse e depressão. É, também, um fator de proteção para a saúde mental.

 

4) Qual é a importância da campanha Janeiro Branco na sociedade? Quais são os objetivos?

    A campanha Janeiro Branco foi idealizada para o primeiro mês do ano, a fim de se aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento, atrelado à simbologia de recomeço. Assim, o principal objetivo da Campanha é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções.

 

5) Quais são os métodos de tratamento para quem está nessa situação?

    Psicoterapia e/ou tratamento psiquiátrico e medicamentoso.

 

6) Quais são os sinais e qual é a hora de se procurar um profissional para ajudar?

    É indicado procurar ajuda quando perceber sintomas de medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia, desânimo e procrastinação em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses.

 

7) A tecnologia afeta nossa saúde mental?

    A tecnologia pode tanto auxiliar como prejudicar a saúde mental, dependendo da forma como a mesma é utilizada. Pode ser benéfica através de Telessaúde, aplicativos para smartphones e mídia social voltados para a saúde mental. Pode ser prejudicial com o uso excessivo, podendo desencadear emoções negativas, causando sintomas de ansiedade, depressão e estresse.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio