Entrevista - JANEIRO BRANCO: Conscientização sobre a saúde mental
Sou Marisa Ângela Rosa da Silva, formada em Psicologia pela
UNISAL/Lorena, desde 1998. Pós-graduada em Dependência Química, Neuropsicologia
e Terapia Cognitivo-comportamental.
Atualmente atuando como psicóloga no Centro de Atenção
Psicossocial de Itanhandu/MG e em consultório particular.
1) Como a pandemia
influenciou na qualidade da saúde mental das pessoas?
Com a Pandemia, houve um aumento do sofrimento psicológico,
dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais.
Cada pessoa responde à pandemia de acordo com sua história de
vida, de suas características particulares e da comunidade em que vive. Os
grupos que podem responder mais intensamente são as pessoas idosas ou com
doenças crônicas, profissionais de saúde que trabalham no atendimento à Covid-19,
pessoas que têm transtornos mentais, incluindo problemas relacionados ao uso,
abuso e dependência de álcool e outras drogas.
2) Quais profissionais
procurar para orientar e acompanhar nossa saúde mental?
Deve-se procurar o Psicólogo e, dependendo do caso, também
fazer o acompanhamento conjunto com o Psiquiatra.
3) A Espiritualidade
interfere em nossa saúde mental?
Sim, a Espiritualidade interfere na nossa saúde mental,
possibilitando ao sujeito lidar melhor com sua ansiedade, estresse e depressão.
É, também, um fator de proteção para a saúde mental.
4) Qual é a importância
da campanha Janeiro Branco na sociedade? Quais são os objetivos?
A campanha Janeiro Branco foi idealizada para o primeiro mês
do ano, a fim de se aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento,
atrelado à simbologia de recomeço. Assim, o principal objetivo da Campanha é
discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções.
5) Quais são os métodos
de tratamento para quem está nessa situação?
Psicoterapia e/ou tratamento psiquiátrico e medicamentoso.
6) Quais são os sinais
e qual é a hora de se procurar um profissional para ajudar?
É indicado procurar ajuda quando perceber sintomas de medo,
tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia, desânimo e procrastinação em
sua vida e que não melhoram com o passar dos meses.
7) A tecnologia afeta
nossa saúde mental?
A tecnologia pode tanto auxiliar como prejudicar a saúde
mental, dependendo da forma como a mesma é utilizada. Pode ser benéfica através
de Telessaúde, aplicativos para smartphones
e mídia social voltados para a saúde mental. Pode ser prejudicial com o uso
excessivo, podendo desencadear emoções negativas, causando sintomas de
ansiedade, depressão e estresse.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen.
Comentários
Postar um comentário