Dia 21/11: Apresentação de Maria no templo
Meu Senhor e meu Deus
Apresentação de Maria no templo
Ela sempre foi toda de Deus
A festa da Apresentação de Nossa Senhora no templo, celebrada no dia 21 de novembro, não tem fundamentação bíblica. Não existem documentos que afirmam esse acontecimento.
Porém, existem relatos no Proto-evangelho de Tiago, que a Igreja não considera como inspirado por Deus.
Esse acontecimento que celebramos tem base na Tradição da nossa Igreja. Ele nasceu com o povo e foi acolhido na Liturgia Católica com sabedoria.
Os pais de Maria, São Joaquim e Santa Ana, cumprindo uma promessa feita a Deus, levam Maria ao templo para consagrá-la, com apenas três anos de idade, onde seria instruída sobre a fé de seus pais.
Podemos deduzir, também, que Deus Pai estava preparando a pequena Maria para o futuro. Ela, que foi escolhida para ser a Mãe de Jesus, que foi concebida sem o pecado original, deveria ter um tratamento especial de Deus em sua caminhada.
Por isso ela é tão especial para nós, para a humanidade.
Ela é nossa mãe e uma poderosa intercessora junto a Jesus, seu filho. Por isso, ela deve ser amada e venerada. Por isso, devemos seguir os seus passos, o seu exemplo de fé, esperança e confiança total em Deus Pai.
Se Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, Maria nos aponta o caminho, nos mostra a verdade para que tenhamos vida em abundância, como Jesus nos prometeu.
Neste dia especial para nós católicos, vamos rezar, louvar e invocar a proteção de Maria para nós e nossa família.
Que Maria Santíssima, que soube fazer a Divina Vontade, nos cubra com seu manto de paz, amor, segurança e perseverança em nossa caminhada.
Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Pe. Eduardo Dougherty, SJ
Revista Brasil Cristão
Ano 27 - nº 316 - novembro 2023
Imagem: The Immaculate Conception of El Escorial, Bartolomé Esteban Murillo (1665 - 1675).

Comentários
Postar um comentário