Como podemos conhecer o Caminho?

 


Boas notícias

Como podemos conhecer o caminho?

Na Casa do Pai há uma morada preparada para cada um de nós. (Jo 14,1-6)


    Neste mês de novembro se encerra o calendário litúrgico.

    Este deveria ser um tempo de reflexão sobre a caminhada que cada um fez até aqui, para ver quais foram os passos dados e como continuar seguindo na Divina Vontade.

    O Evangelho de João relata um grande discurso de despedida de Jesus aos apóstolos durante a última ceia que se estende por quatro capítulos (Cf. Jo 13–17). 

    Dentro deste contexto, Jesus diz que o coração dos discípulos não deve se perturbar, mas ao contrário, mesmo em meio aos sofrimentos que se seguirão, deverão manter a fé em Deus e em Jesus (Cf. Jo 14,1).

    Jesus está fazendo um resumo de toda a caminhada que Ele fez até então, e que deve ser o caminho trilhado pelos seus seguidores. 

    Um caminho que iniciou na Sua encarnação, depois na Missão de anunciar o Reino de Deus, passando pelo Seu Mistério Pascal até seu término na Casado Pai. Ele afirma que há uma só “Casa” que é do Pai, todos habitarão juntos.

    Mas, ao mesmo tempo, há várias moradas, há um lugar especial “preparado” para cada um. O Evangelho destaca isso quando apresenta duas vezes seguidas a palavra preparar (Cf. Jo 14,2-3).

    Jesus apresenta que Ele vai ter que ir antes à Casa do Pai, mas para preparar o lugar e voltar para tomar os discípulos consigo para que eles estejam para sempre juntos e afirma que eles já conhecem o Caminho (Cf. Jo 14,4). 

    Mesmo Tomé questionando naquele momento, os seguidores de Jesus vão entender, depois, que o modo de chegar à Casa do Pai é seguir o “Caminho Jesus” que Ele indicou com Suas palavras e Sua vida: Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

    Depois da Ascensão de Jesus aos Céus, os que ouviram a Sua voz e aderiram àquilo que aprenderam do Mestre de Nazaré foram reconhecidos pelo nome de “Seguidores do Caminho”. Eles compreenderam que o modo seguro de trilhar por esta vida e chegar à Morada Eterna é imitando Jesus Cristo, seguindo o exemplo de Sua vida, colocando em prática seus ensinamentos e, acima de tudo, amando a Deus e aos irmãos como Ele nos amou a ponto de doar a vida pela humanidade.

    Peçamos a Jesus neste tempo a graça de, a cada dia, dar um novo passo nesta vida, renovando as nossas forças e nossas esperanças, em meio às dores e às alegrias, até que um dia possamos estar todos reunidos neste lugar preparado com amor para cada um de nós.


Eduardo Fraguas

Revista Brasil Cristão

Ano 27 - nº 316 - novembro 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio