Dia 05/09: Santa Teresa de Calcutá

 


Dia 05/09: Santa Teresa de Calcutá

"Eu sirvo porque amo Jesus."


    Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres, por meio da vivência do Evangelho de Jesus Cristo. 

    Em 2015, a congregação fundada por ela, contava com mais de 5 mil membros em 139 países.

    Por seu serviço aos pobres, tornou-se conhecida ainda em vida pelo codinome de "Santa das Sarjetas".

    Madre Teresa teve o seu trabalho reconhecido ao longo da vida por instituições dentro e fora da Índia, recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

    É considerada, por alguns, como a missionária do século XX. 

    A ela é atribuída a citação: "Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso.

    O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

    Morreu em 05 de setembro de 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga, que faleceu num acidente de automóvel em Paris. 

    Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. 
    
    Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala Ocidental na Índia.

    Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, pelo Papa João Paulo II, devido ao milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana que fora curada de um tumor no estômago de forma inexplicável, graça que foi atribuída à intercessão de Madre Teresa de Calcutá.

    O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa no Jubileu da Misericórdia, em 4 de setembro de 2016. 

    A canonização aconteceu depois de a Igreja Católica ter aprovado, por unanimidade, a cura extraordinária do brasileiro Marcílio Haddad Andrino em 2008, que se encontrava em coma devido a abscessos no cérebro e hidrocefalia. Apesar de sua discrição e de evitar entrevistas, ele participou da cerimônia de canonização.


Fonte: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio