Entrevista - Pastoral do Dízimo

 


O dízimo não foi criado. Ele aparece na Bíblia a partir do momento em que percebemos que o homem depende, também materialmente, de Deus desde a criação do mundo e do homem.


Assim, o dízimo é o agradecimento que o homem faz a Deus por alguma coisa que ele conseguiu.


Já Caim e Abel ofereciam, a Deus, parte do fruto de seu trabalho e, também Noé, depois do dilúvio, ofereceu um sacrifício a Deus.


"E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos.

E Abrão lhe deu o dízimo de tudo."

Gênesis 14:20



A entrevistada desta semana é Gabriela Lamim Ribeiro. É natural de Itanhandu e trabalha, há 13 anos, no setor administrativo da Granja Isméria. É a atual coordenadora da Pastoral do Dízimo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Itanhandu, MG.



1) O que é o Dízimo?

   Quando falamos de dízimo, há sempre uma ideia errônea, pois, às vezes, a primeira coisa em que se pensa, é que a Igreja já está falando em dinheiro, ou que a Igreja seja, por demais, pedinte.

   Ocorre que, muitas vezes, não é dada aquela importância devida a esta expressão de fé tão importante, que é o Dízimo. O Dízimo é a concretização do meu compromisso com Deus. Dele recebi tudo, o que sou e o que tenho. Para Ele, devolvo uma parte de tudo. O dízimo, também, é uma expressão forte de gratidão e partilha. Em resumo, o dízimo é compromisso e bênção!


2) O que é a Pastoral do Dízimo?

    A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implementação e funcionamento do dízimo.


3) Quem compõe a Pastoral do Dízimo?

    Hoje, a Pastoral do Dízimo é composta por 23 irmãos e irmãs. Todos são membros atuantes em nossa Paróquia.


4) Qual é o papel de cada membro da Pastoral?

    Os membros da Pastoral do Dízimo não são contadores de dinheiro nem cobradores. São agentes de uma importante ação evangelizadora que necessita ter uma profunda articulação e integração pastoral.


5) Como funciona a prestação de contas do Dízimo?

    A Paróquia, mensalmente, presta conta de todo o dinheiro arrecadado com o dízimo. Todas as receitas e despesas são contabilizadas mediante os comprovantes. Tudo é muito transparente.


6) Quais os trabalhos que garantem o funcionamento da Pastoral?

    Os membros da Pastoral são divididos em grupos, que ficam responsáveis pela contabilização de todas as ofertas do dízimo, arrecadadas durante a missa. Estamos presentes, também, em todos os movimentos que a Paróquia realiza, sempre ajudando com a mais absoluta fé e disposição.


7) Como motivar uma pessoa a ser dizimista?

    Conscientizando cada cristão da importância do Dízimo. O dízimo é um ato de fé, prova de que acreditamos ser todos filhos de Deus. É sinal de agradecimento pelos dons e bens recebidos.

    Quando a Igreja fala sobre o dízimo é porque está todo fundamentado na Bíblia, por isso dizemos: o dízimo é uma expressão de nossa fé.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio