Entrevista - Pastoral da Acolhida
O próprio Jesus Cristo também foi acolhido em Jerusalém: “Quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, uma grande multidão o acolheu com ramos verdes nas mãos. Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: Hosana ao filho de Davi! Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!” (Mc 11,9)
O entrevistado desta semana é Robson Alexande Ribeiro. Filho de Márcia Regina Ribeiro Leite e Márcio Costa Leite, tem 20 anos e é natural de Itanhandu/MG. Há 10 anos, faz parte da Renovação Carismática Católica (RCC), das Pastorais e dos Ministérios de nossa Paróquia. É acólito e atual coordenador da Pastoral da Acolhida.
Robson carrega sempre consigo a frase de São João Paulo II: "Sede santo sem deixar de ser jovem". E Robson procura inspirar os jovens de nossa cidade a perceberem a grandiosidade de nosso Deus.
1) Qual é o objetivo da Pastoral da Acolhida?
A pastoral da acolhida tem por objetivo não só acolher os paroquianos, mas também fazer que todos se sintam definitivamente em casa.
2) Como é o trabalho de acolhimento da Pastoral?
O nosso trabalho, como servos, é acolher a todos que chegam para a celebração, com um sorriso no rosto, e, se necessário, orientar os visitantes sobre as normas do uso de máscara e higienização das mãos, durante as celebrações.
3) Como a Pastoral pode ajudar as pessoas a saírem da Igreja, sentindo-se melhores?
Acreditamos que a celebração começa com a acolhida; então, procuramos dar a devida atenção a todos que chegam, para que, ao saírem, possam anunciar como foram bem recebidos por nós e, assim, retornar e, também, trazendo mais ovelhas para o reino de Deus.
4) O que significa “acolher” para você?
Para mim, o significado de "acolher" vai além de apenas dar um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Acredito que, ao darmos atenção necessária às pessoas que acolhemos, seja ouvindo-a ou aconselhando-a, do jeito que pudermos, já estamos contribuindo para que ela se sinta melhor.
5) Em nossa Paróquia, temos quantos membros da Pastoral da Acolhida?
Temos, atualmente, 34 servos da acolhida e fazemos o convite para todos que desejem fazer parte desta nossa família, que venham nos ajudar, pois a messe é grande, e os operários são poucos.
6) De qual forma, nós, cristãos, podemos acolher um irmão, fora da Igreja?
Todos nós somos acolhedores de certa forma, como dito anteriormente. Se você der ouvidos a alguém que necessita desabafar, se você incentivar ou convidar alguém a participar das obras da Igreja, ou, até mesmo, se você anunciar a boa nova com alegria, você é um acolhedor.
7) Como deve atuar um agente, ao acolher, em uma celebração?
Um agente da acolhida deve sempre receber os cristãos com um sorriso no rosto, atuar de forma simpática e discreta, dar ouvidos aos irmãos que chegam e sempre acolher a todos com igualdade e respeito.



Comentários
Postar um comentário