Entrevista - MAIO AMARELO: Conscientização e prevenção de acidentes de trânsito
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O entrevistado desta semana é o tenente Hugo Malatesta, natural de Juiz de Fora/MG, policial militar desde 2007.
1) Em que consiste a campanha Maio Amarelo?
Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de mortes no trânsito.
2) Qual é o objetivo dessa campanha?
Prevenir acidentes e perdas de vidas no trânsito.
3) Qual é a razão da escolha da cor amarelo para a campanha?
Amarelo é a cor utilizada em várias campanhas. Virou símbolo para movimentos que buscam a prevenção da vida.
4) Por que maio foi escolhido como o mês de alerta?
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o mês de maio, especificamente o dia 11 de maio, em 2011. Com isso, as ações de prevenção de acidentes são realizadas no mundo todo.
5) Como os órgãos públicos e os munícipes podem se engajar na campanha?
Por meio de campanhas, envolvendo desde crianças em e escolas e blitz educativas, além de propagandas nos meios de comunicação.
6) Cite alguns exemplos de ações a serem realizadas neste mês de maio.
Blitz educativas e palestras em escolas.
7) Cite algumas medidas para se ter um trânsito mais seguro.
Respeito, atenção, não ingerir bebida alcoólica, se for dirigir.
Entrevista cedida a Francine Levenhagen



Comentários
Postar um comentário