Entrevista - Festa da Cátedra de São Pedro
A festa do dia 22 de fevereiro coloca em evidência a Cátedra de São Pedro, ou seja, a missão peculiar que Jesus confiou a Pedro. Esta festa remonta ao século III e se distingue do martírio de Pedro, em 29 de junho. Esta data nasceu para destacar a “Cátedra” de Pedro, lugar onde o Bispo de Roma reside e governa.
“Naquele tempo, ao chegar ao território de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem”?. Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou algum dos profetas”. Disse-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou”? Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”!. Jesus, então, lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu declaro: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16,13-19).
O entrevistado desta semana é Vinícius Pinheiro Nunes, nascido em São Paulo no dia 18 de fevereiro de 2000. Atualmente, tem 22 anos.
É seminarista na Arquidiocese de São Paulo. Está no primeiro ano de Teologia, etapa da Configuração. (Após a etapa do discipulado, os seminaristas são convidados a aprender do mestre e a configurar-nos a Ele para que, como Ele, sejam, também, os seminaristas, bons pastores, que cuidarão das ovelhas de Jesus).
A caminhada de Vinícius começou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Capela Santo Expedito, onde foi coroinha e cerimoniário. No seminário, teve experiência na Pastoral do Menor, e, neste tempo de pandemia, retornou à origem: ficou 2 anos junto aos Padres Luiz César Bombonato e Eduardo Rodrigues Coelho.
1) Festa da Cátedra de São Pedro: o que se comemora e qual é o seu simbolismo?
A Cátedra nada mais é que a cadeira do Papa e do Bispo, de onde eles falam e ensinam o seu rebanho os caminhos pelos quais a Igreja deve seguir. Muito ouvimos falar a respeito dos "catedráticos", aqueles que conhecem, com profundidade, daquilo que está sendo dito. Logo, a Cátedra é o lugar em que aquele que ensina, com sabedoria e profundidade, estará sentado.
Por essa razão, temos Pedro como aquele que, por primeiro, ocupa essa Cátedra, ou seja, aquele que nos ensinará o que Jesus confiou a ele e aos discípulos: a missão de anunciar a boa nova da salvação, por todo o mundo. Portanto, ensina a verdade: eis a missão daquele que senta na Cátedra!
Celebrar a Cátedra de Pedro é fazer memória de que somos uma igreja discípula, porque ouvimos o que Jesus e Pedro ensinam. Ouvimos o eco da voz de Jesus, e, também, recordamos que somos uma Igreja unida e firmada na rocha que é Pedro.
2) Qual a importância, para a fé católica, da celebração desse dia?
Muitos poderiam se perguntar o porquê de se celebrar uma cadeira.
A religião necessita de seus símbolos e são seus ritos que irão conduzir ao mistério de nossa fé. Dentro dessa mística, transcendemos para contemplar a beleza de Deus.
Celebrar a Cátedra de Pedro simboliza a Igreja que, nas Palavras do Papa São João XXIII, é Mater et Magistra (Mãe e Mestra). Ela nos ensina o verdadeiro caminho como discípulo de Jesus Cristo, sob a condução do Papa que sucede a Pedro.
A importância, portanto, dessa celebração é lembrar que somos filhos da Igreja e, se quisermos alcançar as glórias da vida eterna, devemos ouvir o que o Papa fala, o que o Magistério ensina e o que a tradição nos motiva a permanecer: unidos ao Papa, caminhando rumo a Jesus Cristo.
3) Os apóstolos são as pedras fundamentais da fundação da Igreja, e o chefe dos apóstolos é Simão Pedro; no colégio dos 12, ele ocupa o primeiro lugar. Isso quer dizer que existe, também, uma autoridade humana?
Devemos recordar que a autoridade é divina. Só existe autoridade porque ela é dada por Deus. Pedro não é o presidente da comunidade porque ele quis presidir, mas porque a autoridade dada por Jesus é constituição divina e confirmada pela comunidade cristã.
No capítulo 16 de Mateus, vemos Jesus dizer: “tu és pedra e, sobre essa pedra, eu edificarei a minha Igreja”; entretanto, no mesmo capítulo, um pouco mais à frente, Jesus diz a Pedro: “afasta-te de mim, Satanás. Tu me serves como Pedra de tropeço.” Quando Pedro anuncia em nome de Deus, ele é autoridade. Como outrora responde, com autoridade: “tu és Jesus, o Filho do Deus vivo”, mas, se ele responde por si mesmo, ele é pedra de tropeço.
Por isso, a autoridade humana só existe quando ela fala em nome de Deus, isto é, quando Deus usa de seu servo para ser pronunciada a palavra. Assim é a autoridade do Papa, quando fala em nome Deus.
Da Cátedra de Pedro, o Papa é infalível, porque ele pronuncia, não por sua voz, mas porque ele permite ser usado por Deus, para anunciar sua infinita bondade.
Se o Papa é infalível, como cremos nesse dogma, é porque ele anuncia, da Cátedra, ensinamentos que nutrem o coração do homem da palavra de Deus.
4) A cadeira de um bispo ou de outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada de “cátedra”. Por qual motivo levou esse nome?
Como sabemos, o Papa é o Bispo de Roma e, de lá, conduz toda a Igreja. Os bispos são continuadores da missão apostólica dada por Jesus Cristo. Bispo é o sucessor dos Apóstolos; então, sua missão é a de santificar e ensinar todo o povo de Deus. O Bispo é autoridade da Diocese porque, da Cátedra, fala a todo o povo de Deus. E, por esse motivo, a Catedral é a Igreja Mãe da Diocese, porque, de lá, são-nos dados os ensinamentos que constroem toda a nossa vida e, pela voz do Bispo, que anuncia o Cristo Crucificado, faz pulsar o coração da Diocese.
5) Qual foi a missão que Jesus passou a Pedro?
Amar a Jesus e apascentar as ovelhas (Cf. Jo 21, 15-22). Por mais objetivo que pareça tal resposta, mas Jesus pergunta três vezes a Pedro sobre seu amor a Ele. A resposta de Pedro: "Tu sabes que eu te amo" é sinal de amadurecimento na vida Cristã. Pedro assume suas fraquezas, porque sabe que não conseguiria amar tanto como Jesus amou.
Confiar a Pedro suas ovelhas é missão que Jesus dá a seu discípulo para congregar toda a comunidade junto com suas fraquezas e necessidades, mas, ao mesmo tempo, mantê-la na unidade, mostrando que, na Igreja, se encontra o caminho de salvação, porque Jesus Cristo está presente conosco até o fim dos tempos.
6) O que a Comunidade pode aprender e refletir com essa celebração?
A Festa da Cátedra de São Pedro é recordar que somos Igreja unida na caridade, e devemos crescer caridosos. E isto só se dará se estivermos unidos ao nosso Papa.
É Cristo que nos fala por meio de Pedro! Por isso, amemos o Papa!
7) Qual a mensagem que você deixa para refletirmos sobre o verdadeiro significado dessa festa na Comunidade?
São Paulo VI dizia que a Igreja é um edifício em Construção e devemos deixar, por vezes, o arquiteto, que é Jesus Cristo, falar. Eis a missão da Igreja: ouvir o que Jesus nos ensina e continuar na construção da Igreja.
A Festa da Cátedra de Pedro é oportunidade de pensarmos que o Papa não constrói, sozinho, a Igreja. Ele pede nossa ajuda para sermos construtores do reino.
Vivam bem essa festa, meditem sobre o quanto devemos amar a Igreja e ajudá-la no serviço do amor e da caridade. Devemos colaborar com o Papa e com os Bispos para fazer crescer o bem em toda a humanidade. Devemos construir a Civilização do Amor, que repete, como Pedro: “Senhor, tu sabes que eu te amo!”.
Que Deus nos abençoe e caminhe com sua Igreja, para que sejamos sempre firmes nessa construção, e que Maria seja, nessa obra, inspiração para ouvirmos o grande Arquiteto da Vida e com obediência: Fazei tudo o que Ele vos disser!
Comentários
Postar um comentário