Entrevista - Pastoral do Batismo

 


O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã.

O batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.



A entrevistada desta semana é Maria Aparecida Pereira dos Santos. É natural de Itanhandu, tem 56 anos e é casada com Marcelino. Tem uma filha chamada Jéssica. Morou algum tempo, no bairro Berberia, município de Pouso Alto, mas, desde 1985 estabeleceu residência em Itanhandu. Empresária e, em 2017, começou a trabalhar na Catequese Batismal, ajudando a Dona Neyde Motta. Participa, também, dos ministérios da liturgia e catecumenato de adultos. É coordenadora da Pastoral do Batismo e ama o que faz. Abraçou, realmente,  a causa do Reino.



1 Em que consiste a pastoral do batismo?

    O batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã. Ele é a porta de entrada para todos os sacramentos. O batismo restaura nossa alma, nos dá o que Adão rejeitou. Com o batismo, passamos a ser membros de Cristo, incorporados à sua igreja e participantes de sua missão. Somos filhos de Deus, herdeiros da glória. A matéria do batismo é a água, e a norma são as palavras: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    O batismo é absolutamente necessário para a salvação, como declarou nosso Senhor a Nicodemos (Jo, 3,5).

2) Quais são os objetivos da Pastoral do Batismo?

    O Batismo perdoa os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.
    Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus, mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja.
    Leva a viver os valores ensinados por Cristo.
    Ensina a sacrificar-se a exemplo de Cristo, fazendo a vontade do Pai.
    Torna-nos templos do Espírito Santo e com ele, caminharmos.
    Ensina a ser sal e luz do mundo.


3) Como é a preparação do agente da Pastoral do Batismo?

    Por meio de cursos que a Diocese oferece para as foranias e lives para reflexão e aquecer a fé.


4) Na nossa paróquia, quantos membros fazem parte da Pastoral do Batismo?

    São 20 membros, sendo homens e mulheres de boa vontade, de responsabilidade, atenciosos e com muita fé. Abraçam a causa do reino com muita dignidade.


5) Como são os encontros para a preparação do Batismo?

    Eles apresentam um processo catequético em passos:

    Primeiro: Acolhida na secretaria paroquial pela secretária.
    Segundo: Entrevista com o Padre.
    Terceiro: Dois encontros com pais e padrinhos, com o catequista nas casas.
    Quarto: Um encontro celebrativo com todos os pais e padrinhos na igreja.
    Quinto: No quarto domingo do mês, acontece o batismo.


6) Quais temas são abordados nos encontros de preparação?

    Vivência da cruz: Quem é Jesus.
  Vivência da água: O banho batismal exige que a água seja ouvida, vista e sentida. O batismo (mergulho) é um gesto litúrgico realizado com água; a imersão (mergulho) é adesão a Jesus.
    Imersão: Subida, vida morta em Jesus.
    Este mergulho nos convida à purificação, à conversão e a um novo nascimento.


7) Existe uma idade mínima e máxima para ser batizado?

    Não. Pode ser batizado tanto bebezinhos, como adultos que queiram ser batizados, abraçando a fé.
Os adultos são preparados para receber o batismo por meio do catecumenato.


Entrevista cedida a Francine Levenhagen

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio