VIM DAR BAIXA NO MEU CASAMENTO!
Eu era
estagiário na paróquia quando seu Pedrinho, como era conhecido, subiu a ladeira
da matriz trazendo um envelope na mão. Na esperança de resolver sua angústia,
disse que tinha ido dar baixa no seu casamento. Não entendendo o que queria
dizer com aquilo, pedi que me explicasse. Contou que se casou naquela igreja,
há alguns anos, porém não deu certo. Conseguindo resolver o problema do
divórcio, veio dar “baixa na Igreja”.
Não devemos
julgar as pessoas, mas acolhê-las, ouvi-las, tentar compreender seu sofrimento
e iluminá-lo a Palavra de Deus. Assim, expliquei rapidamente que existem
casamentos que, infelizmente, não deram certo; e também casamentos nulos, que
nunca existiram de verdade. E orientei que procurasse o padre que o ouviria com
mais atenção, e indicaria o que fazer.
Naquele dia em
que os fariseus fizeram uma armadilha para Jesus perguntando sobre os motivos
que justificam abandonar a esposa, Nosso Senhor reafirmou que o casamento é
indissolúvel, o homem não pode separar o que Deus uniu (Cf. Mt 19).
Mas, o que
Deus une? Aquilo que está de acordo com sua vontade. O seu projeto para o
casamento. Une aqueles que, não apenas se amam, mas têm maturidade de
desprender-se de sua família para formar outra, que tem capacidade de doação de
si mesmos e de aceitar o outro como é, e que estão dispostos a começar juntos
um processo de aprendizagem, amizade e confiança em fidelidade. Então, nem tudo
é unido por Deus, como o coração endurecido - desumano, a mente divorcista que
quer um amor provisório, a mentira de quem não se apresenta de verdade,... são características
de que não vai ser capaz de acolher o projeto de Deus.
O “para
sempre”, que chamamos indissolubilidade, é um presente de Deus às pessoas que
Ele uniu em matrimônio. Confere a “graça de estado”, ou seja, uma ajuda
especial de Deus que acompanha o casal, cura e transforma o coração endurecido
através do caminho da cruz, orientando-o sempre de novo ao primeiro amor...
Tanto tempo
depois, não sei o que aconteceu com Pedrinho. Mas encontrei e encontro tantos
casais na preparação do seu casamento e me angustio diante da ansiedade deles
que, nem sempre, se dão o tempo necessário para discernir seu amor com o
projeto de Deus. Como disse o Papa Francisco num encontro com famílias, muitos jovens tem boa vontade em se casar, mas não sabem o que é Sacramento, nem o que significa o "para sempre". Porém, sempre desejo que, diante do limiar do sacramento, decidam
percorrer seu caminho iluminados pela Luz da Palavra de Deus. Se tiverem isso no coração, eu me sinto feliz.
Por: Pe. Josimar Cândido Lourenço
![]() |
| Imagem: Cathopic.com |

Penso que a maioria casa por impulso! Entusiasma com o nome de casado, status e outros. Também penso que a maioria mantém, assim mesmo, o casamento. Talvez pelos filhos, para não decepcionar os pais ou mesmo para não passar pelo julgamento da sociedade.
ResponderExcluirHoje as pessoas são mais esclarecidas e se caem neste erro é porque assim escolheram.
Vejo o casamento como um sacramento que exige o devido respeito.Mas como o Senhor disse,o casamento tem que ser abençoado por Deus.Infelizmente,existem casais muito peculiares e casos sérios de sofrimento que as vezes superam a capacidade de tolerância e respeito do casal.Como tudo na vida,existem razões sérias e exceções que precisam ser analisadas com ajuda de familiares ou de um sacerdote!!
ResponderExcluir