"O FRUTO DO TEU PRÓPRIO TRABALHO"

Desde o princípio da Criação, o homem aparece como a maior obra divina, dotado de instintos de sobrevivência, sendo um dos principais, o trabalho, sem o qual seria impossível viver, sendo melhor ainda, se não fosse delegado a outrem.

A Bíblia, nosso livro sagrado, traz  muitas referências a este fato. No Sl 128, 2, está escrito: "Comerás do fruto do teu próprio trabalho: Assim serás feliz e viverás contente".

Em Gn 2,15, "Deus colocou o homem no Jardim do Éden para cultivar e também para guardá-lo".

O apóstolo Paulo, garantiu o seu sustento com o próprio trabalho, porque temia ser um fardo e costumava pregar: "Se alguém não quer trabalhar, não coma!".

No entanto nos dias de hoje e com a atual pandemia que tem ceifado vidas e acarretado sérios problemas sociais e econômicos, nosso cenário traz inúmeras dificuldades: Falta emprego, a natureza vem sendo devastada, e crises políticas e econômicas vem tirando a serenidade da humanidade. Com isso, nem todos têm garantido o seu sustento, não por indolência, mas por falta de oportunidades.

Por outro lado, como a "necessidade obriga", o homem vai exercendo sua criatividade e buscando novas formas de manter-se. Cabe aqui ressaltar o papel da mulher, que além dos trabalhos no lar e na família, tem sido também grande colaboradora no sustento familiar.

Nesta travessia, e com os problemas que enfrentamos, o nosso papel amplia, pois além  do nos provermos, devemos também pensar no outro e ajudarmos dentro do que for possível; seja oferecendo empregos ou fazendo doações às várias instituições sociais existentes. Sem esquecer, todavia, que somos responsáveis por nós mesmos, mas lembrando sempre dos irmãos  necessitados.  A exemplo dos apóstolos e do próprio Jesus, que viviam cercados dos mais simples, numa luta constante contra injustiças. Cabe a nós, cristãos, exercermos nosso trabalho possível, cuidarmos da preservação da natureza e seguirmos o caminho da justiça. Mesmo sabendo que somos apenas gotas desse imenso oceano que é a VIDA, que  recebemos do nosso CRIADOR! 

 

Terezinha Maria Henriques Paiva

Inspirado na Exortação Apostólica Amoris Laetitia.  



Imagem: Cathopic.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Intenção do Papa: Pela fé dos jovens

Entrevista - Dia 25/12 - Natal

Dia 13/06: Santo Antônio